quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Banda - 1966

Marcha
Letra e Música de Chico Buarque de Hollanda
Intérprete: Nara Leão e Chico Buarque




Chico (Francisco Buarque de Hollanda), nascido no Rio de Janeiro em 19/06/1944, filho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, mudou-se aos dois anos com a família para São Paulo. Sua casa era frequentada pelos grandes intelectuais do país - devido aos conhecimentos e relacionamentos do pai. Em 1952 a família mudou-se para a Itália, onde o pai foi lecionar; retornaram ao Brasil dois anos depois, indo residir em São Paulo.
Foi em São Paulo que Chico viveu sua adolescência e juventude; estudou no Colégio Santa Cruz, de padres canadenses, um dos melhores da Paulicéia, que dava muita ênfase aos aspectos sociais e artísticos dos alunos, onde Chico pôde desenvolver suas imensas potencialidades. Estava assim formada a trinca necessária ao sucesso: sensibilidade e talento de Chico, ótima herança cultural familiar, e oportunidades estimuladas no Colégio Santa Cruz.
Assim sendo, desde muito cedo Chico envolveu-se em atividades sociais no Santa Cruz, como a OAF (Organização de Auxílio Fraterno) que visava recolher roupas e alimentos para mendigos.
Já no colegial, no mesmo Santa Cruz, Chico destacava-se como futebolista e cronista no jornal da escola; escreveu nessa mesma época suas primeiras composições: "Canção dos Olhos" e "Anjinho"; participou também de espetáculos teatrais na escola.
Ingressou na FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, tendo cursado até o terceiro ano, quando desistiu da arquitetura para dedicar-se à música.
É considerado um dos compositores mais produtivos e mais eruditos da MPB, sendo autor de mais de 300 composições, tanto só como com inúmeros parceiros: Edu Lobo, Djavan, Francis Hime, Tom Jobim, Roberto Menescal, Vinicius de Moraes, Toquinho e outros. Desde1965 participou ativamente como compositor e cantor em festivais, espetáculos teatrais e cinema.
A partir dos anos 90 sua produção musical diminuiu, passando a dedicar-se mais à literatura.
Aos 22 anos, com apenas 30 composições, foi o mais jovem artista a prestar depoimento no importante MIS - Museu da Imagem e do Som, do Rio de Janeiro, quando o então diretor do MIS, Ricardo Cravo Albin, comparou a obra de Chico à de Noel Rosa. O jornalista Millôr Fernandes considerava Chico "a única unanimidade nacional".
Suas músicas de maior sucesso foram: "Tem mais samba", "A Rita", "Pedro pedreiro", "Amanhã ninguém sabe", "Olê olá", "Construção", "Com açúcar e com afeto", "Atrás da porta", "Feijoada completa", "Mulheres de Atenas", "O meu amor", "Olhos nos olhos", "A banda" e muitas outras.
Casado durante mais de trinta anos com a atriz Marieta Severo, tiveram três filhas.
Sua música "A banda", participando do festival de MPB da TV Record de 1965, interpretada por Nara Leão, foi julgada vencedora pelo júri. Devido aos apelos populares em favor da concorrente "Disparada", que estaria perdendo para "A banda", antes da decisão final do júri, Chico exigiu do mesmo júri que fosse considerado "empate" entre as duas músicas. Este gesto demonstra toda a grandeza de caráter de Chico.

Dárcio Fragoso

Música:
A Banda
Autoria: Letra e Música de Chico Buarque de Hollanda
Interpretação: Nara Leão e Chico Buarque
Pesquisas e História por Dárcio Fragoso

Nenhum comentário: