sábado, 12 de setembro de 2009

Carla Volkart

CULTURA!!!
Acredito que para se conhecer Dança, não existe forma melhor do que entrar na pista e.....DANÇAR!!! Da mesma forma acredito que para conhecer o que seja e como se faz Cultura, a melhor forma é entrar no cenário e "culturar". Que ótimo sermos humanos assim, pois é justo através desta atitude ousada de revelarmo-nos vivos e dinâmicos que a cultura planetária do ser humano, distribuída em uma multiplicidade de culturas locais, existe desde o surgimento da nossa espécie.
Por onde se começa? Por qualquer fiozinho da meada. Por qualquer ótica visando cultura podemos iniciar nossa abordagem e reconhecimento daquilo que nos envolve e, ao mesmo tempo, vem de nós: CULTURA
Aqui e agora estamos dentro de um BLOG. O blog DE PARIS A SÃO BORJA de Marta Schonfeld. Há 20 anos atrás este veículo simplesmente não existia. Hoje existe elemento de cultura e, ao mesmo tempo, como resultado da cultura humana que prima pela pesquisa incessante de novas tecnologias em geral, e da comunicação em particular. Prima também pela conquista de espaço e de espaços. E isto diz respeito não apenas a territórios reais, mas também territórios virtuais que se referem a normas de conduta, ética e espiritualidade. Ou seja, é próprio do Ser Humano fazer-se presente e se desenvolver numa linha imaginária evolutiva justamente através da caracterização e vivência de formas, jeitos e resultados de viver individualmente x comunitariamente, em busca sempre de conforto e bem estar. E é daí que percebo o nascimento de qualquer cultura, tanto abrangente quanto localizada.
Como primeira contribuição para as delícias deste tema eternamente vivaz, ofereço a vocês um pequeno vídeo muito oportuno que recebi recentemente. É na verdade uma "paródia" daquilo que seja cultura enquanto dificuldade de absorção de novos conhecimentos, dificuldade esta que tanto é inerente ao exercício cultural, quanto revela a necessidade de ESFORÇO para que haja "desenvolvimento" de ferramentas e comportamentos numa comunidade qualquer. O pretenso surgimento do "livro" e suas dificuldades dinâmicas num universo adaptado ao "rolo de papiro"!!! Junto à questão prática revelada no vídeo, observamos a importância e empenho na TRANSMISSÃO de conhecimento, o que é fundamental para que culturas permaneçam vivas, fluentes e influentes. Neste pequeno exemplo que considero completo, percebe-se também que cultura traz HUMOR embutido. E cada cultura passada ou sobrevivente tem seu humor especial. Um estilo. Uma elegância. Um propósito de BEM VIVER.
A simples existência deste blog já define nossa comunidade pertencer a uma cultura per se. Uma cultura que nos encanta e que promovemos. E nós que vamos atrás para construir ou degustar,..., estamos FAZENDO!!!!!!.....cultura.
Tim-tim!!!!

Nenhum comentário: