sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Curto Circuito


Tom Lisboa lança nova convocatória nacional para exposição coletiva na internet


Quando Tom Lisboa percebeu que o VAZIO da Bienal de São Paulo estava gerando mais reflexão que as obras expostas, não teve dúvidas: a solução é disseminar o vazio e não querer ocupa-lo com imagens, grafites ou afins. Em seguida, lançou a VAZIO Off Bienal, uma convocatória onde o público tinha que fotografar o “próprio vazio” e enviar para publicação em um site. A experiência foi um sucesso e mobilizou cerca de 150 artistas de todo o território nacional, que enviaram mais de 350 fotos.


Curto Circuito, seu novo projeto de mobilização criativa, parte de uma ideia simples: construir, coletivamente, o desenho de uma linha. O percurso da linha (que Lisboa chama de Circuito) foi dividido em 50 partes e, cada pessoa, pode escolher um pedaço para realizar uma interferência que dê continuidade à trajetória do desenho da linha. O primeiro Circuito foi lançado dia 30 de novembro e já conta com obras de Curitiba, Brasília, Salvador, Ilhéus, São Paulo e Brasília.


Assim como a VAZIO Off Bienal, Curto Circuito não tem seleção. Os trabalhos enviados serão publicados, desde que estejam sintonizados com a proposta curatorial. Basta ler, no regulamento, as regras de participação. De acordo com Lisboa: “O importante nesta exposição é explorar o contraste, os pontos de contato e de tensão entre os trechos da linha. Curto Circuito é exatamente isso: um fenômeno elétrico que se produz quando ligamos por um fio de resistência desprezível dois pontos entre os quais existe uma diferença de potencial”.


Serviço:
Veja a exposição e consulte as regras de participação no site de Curto Circuito:
www.sinTOMnizado.com.br/curtocircuito

Data final para envio dos trabalhos: indeterminado

Nenhum comentário: