quinta-feira, 25 de março de 2010

À moda da casa - estréia Guion - Porto Alegre

À MODA DA CASA
AeroGuion 2 – 107 MIN/14ANOS (EXCLUSIVO)
14h40 – 16h35 – 18h30 – 20h30
(Fuera de Carta)
Espanha, 2008, cor, 111 min., 14 anos, comédia.
Direção:Nacho G. Velilla
Roteiro:Nacho G. Velilla, Oriol Capel e Antonio Sánchez
Direção de Fotografia:David Omedes
Direção de Arte:Javier Fernández
Edição de Som:Pelayo Gutiérrez
Montagem:Angel Hernández Zoido
Produção Executiva:Javier Méncez
Empresas Produtoras:Canguro Producciones e Antena3 Films
Produção:Daniel Écija, Tedy Villalba e Nacho G. Velilla
Elenco:Javier Camara, Lola Duenas, Fernando Tejero, Benjamin Vicuna, Chus Lampreave e Luis Varela.

Maxi é um famoso chef, proprietário de um elegante restaurante em Madri. Temperamental e sem papas na língua, ele vive sua homossexualidade sem complicações.
Porém, a vida perfeita de Maxi ficará extremamente agitada pela chegada dos seus filhos, frutos de um casamento equivocado, e de um novo e atraente vizinho, ex-jogador de futebol, por quem sua desastrosa assistente logo se interessará.

O ator Javier Cámara, o enfermeiro de Fale com Ela, recebeu o prêmio do público no Festival de Málaga por esta sua hilariante atuação.

O diretor

Nacho G. Velilla, que também co-assina o roteiro e a produção de À Moda da Casa, é produtor executivo de um dos mais populares e mais engraçados seriados da TV espanhola, o fenômeno Aída, para o qual chegou a dirigir 10 episódios, exibidos entre 2005 e 2007.
À Moda da Casa é a sua estréia no cinema. Atualmente Nacho trabalha na pós-produção de Que Morram os Feios, seu segundo longa-metragem, também protagonizado por Javier Cámara.

O elenco

Javier Cámara nasceu em 1967 e estreou como ator de cinema em 1993, como coadjuvante no filme Rosa Rosae, de Fernando Colomo.
Em sua crescente filmografia constam participações em obras importantes, entre elas Fale Com Ela, de Almodóvar, Lucia e o Sexo, de Julio Medem e Da Cama Para a Fama, de Pablo Berger.
Entre os diversos prêmios já recebidos em sua carreira, está o de melhor ator no Festival de Málaga, por sua brilhante atuação em À Moda da Casa.

Lola Dueñas nasceu em 1971 e iniciou a carreira de atriz em 1992. Com grande talento para a comédia, também se sai bem como atriz dramática. Em sua filmografia constam dois trabalhos sob a direção de Pedro Almodóvar, Volver e Los Abrazos Rotos, além do grande sucesso Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, pelo qual recebeu o prêmio Goya.
Por Volver Lola recebeu o prêmio de melhor atuação feminina no Festival de Cannes, assim como todas as demais atrizes do mesmo filme.

Fernando Tejero, que nasceu em 1967, assim como Javier Cámara e Lola Dueñas, é um dos atores espanhóis mais requisitados da atualidade, tanto para o cinema como para a televisão. Destacam-se em sua filmografia as participações que teve em Segunda-Feira ao Sol, de Fernando León de Aranoa; Da Cama Para a Fama, de Pablo Berger, e Crime Ferpeito, de Alex de la Iglesia.
Indicado ao prêmio Goya de melhor ator coadjuvante por À Moda da Casa.

Benjamin Vicuña é um jovem ator chileno, nascido em 1978, cuja carreira está em plena ascensão.
Recebeu o Prêmio ACE de melhor ator coadjuvante por À Moda da Casa.
O prêmio ACE foi criado para destacar nomes que atuam no cinema, no teatro e na TV da Espanha, e a entrega acontece anualmente nos EUA.

Chus Lampreave nasceu em 1930 e é uma atriz de grande popularidade em seu país, a Espanha.
Dona de uma extensa carreira, iniciada em 1959, ela já foi indicada ao prêmio Goya diversas vezes, saindo vencedora em 1992 pelo filme Belle Epoque, de Fernando Trueba. Recebeu também o prêmio conjunto de melhor atuação feminina dado a todas as atrizes de Volver, no Festival de Cannes.
Adorada por Pedro Almodóvar, participou de muitos dos seus filmes, na seguinte ordem: Maus Hábitos (1983), Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (1984), Matador (1986), Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos (1986), A Flor do Meu Segredo (1995), Fale Com Ela (2002), Volver (2006) e Los Abrazos Rotos (2009).


Nenhum comentário: