sábado, 27 de março de 2010

Resultado final da II CNC: propostas e moções

*Resultado final da II
Após três dias de debates, os participantes da II Conferência Nacional de
Cultura (II CNC), realizada em Brasília, de 11 a 14 de março, elegeram as 32
as 95 prioridades setoriais<http://blogs.cultura.gov.br/cnc/files/2010/03/ESTRAT%C3%89GIAS-SETORIAIS-EIXO.pdf>que nortearão as políticas públicas para o setor.

*Pré-Conferências*

Todos os estados realizaram suas conferências, elegendo 743 delegados ao todo. Mais de 200 mil pessoas estiveram diretamente envolvidas nas etapas estaduais e municipais. Novidade nesta edição, as conferências setoriais – 19 no total - tiveram 3.193 inscrições de candidatos a delegados. Além de deliberar, esses encontros têm o objetivo de estimular a criação e o
fortalecimento de redes de agentes e instituições culturais do País.


*Moções*
A Plenária Final aprovou 31 das 38 moções que serão encaminhadas e incluídas
nos anais da Conferência. Confira aqui as moções

*Moção proposta pela setorial de Arte Digital para a criação de uma
representação própria para a Cultura Digital no CNPC*

Moção 12 (Aprovada)
Total de Assinaturas: 301

Nós, delegados da II Conferência Nacional de Cultura, reunidos em Brasília no período de 11 a 14 de março de 2010, compreendendo que os modos de produção e fruição culturais atuais ressignificam os conceitos de localidade, identidade e compartilhamento, acreditamos ser preciso garantir uma nova infraestrutura específica relacionada aos meios digitais, onde a
cultura digital, em uma perspectiva transversal, colabore com a ampliação do sentido das proposições feitas por pesquisadores e artistas de todas as linguagens, ao mesmo tempo em que promova a cidadania digital através de trocas de experiências e conhecimentos entre grupos sociais e comunidades em situação de fragilidade, em permanente relação com os setores da sociedade.
Entendemos que a cultura digital deve ter uma representação própria e permanente no Conselho Nacional de Política Cultural.

Nenhum comentário: