domingo, 18 de abril de 2010

JOSÉ ARGUELLES - O Fator Maia

"JOSÉ ARGUELLES nasceu em Rochester, Minnesota, em 1939, e passou sua infância no México. Recebeu seu PhD em História da Arte na Universidade de Chicago em 1969. Como educador e professor, ensinou em várias Universidades. Como poeta, crítico de arte e filósofo, seus trabalhos têm sido publicados em muitos jornais que se dedicam à divulgação de um pensamento de vanguarda. Dele a Editora Pensamento já publicou Os Surfistas do Zuvuya - Histórias de uma Viagem Interdimensional.
Em O Fator Maia - Um Caminho que Transcende a Tecnologia, José Arguelles desvenda o mistério dos Maias - cuja cultura floresceu entre 435 e 830 da Era Cristã, na península de Yucatán, na América Central -, detendo-se particularmente na interpretação do seu calendário circular, o Tzolkien, que codifica um tempo que tem início em 3113 a.C. e se estende até 2012 d.C.
Segundo Arguelles, chegamos agora ao último ciclo de ativação galáctica, que na matemática perfeita dos Maias irá de 1992 a 2012, ano que assinala para a humanidade o início de um período de regeneração, com o surgimento de tecnologias não-materialistas e ecologicamente harmônicas.
O Fator Maia é, em resumo, um convite para que a humanidade ascenda a uma dimensão mais ampla da sua própria consciência e comece a agir em sicnronia com o centro da nossa galáxia, de onde procede toda a energia e inventividade que inspira a vida neste nosso pequeno e belo planeta Terra."
(Texto transcrito da "orelha" do livro O Fator Maia)
O livro é bem complicado caso queiramos acompanhar cálculos que ali estão presentes. No entanto, deixando estas minúcias de lado, é interessantíssimo a abordagem que reúne conhecimentos maias e I Ching. Estas informações fundamentam toda uma teoria que vai resultar num calendário diferente do gregoriano, o chamado Calendário da Paz, que propõe um ano de 13 meses e cada mês com 28 dias, respeitando desta forma, sincronicamente, o movimento lunar ao redor do planeta Terra e sua relação física com o Sol, que ainda não entendi bem qual seja. Eu acho a proposta interessantíssima e super otimista além de muito importante no sentido de trazer a natureza do planeta de volta para a sintonia com o ser humano. Os anti-depressivos andam ficando muito caros... Cada dia vem com uma verdade "cósmica" que nos coloca em sintonia com as radiações que o planeta recebe do universo.
Há quem seja radicalmente contra a proposta de José Arguelles argumentando haver erros em seus cálculos e tentativa de manipulação das massas como se fosse um movimento messiânico, o quê, enquanto engenheira agrônoma que sou, não me pareceu fato. O livro é forte como o "Mãos de Luz", escrito por uma física que trabalhou na NASA e que com muita propriedade apresenta aspectos energéticos e luminosos dos seres humanos os quais não nos são apresentados nas escolas. Ou seja, o livro Fator Maia vale a pena ser lido porque traz uma dimensão possível e imaginável que, no mínimo, abre os horizontes e faz muito bem ao organismo total.
Carla Volkart

Nenhum comentário: