quarta-feira, 26 de maio de 2010

Artista vive de quê?


Artista vive de quê?
Debates sobre formas de subsistência
dos artistas visuais contemporâneos no Brasil

01. Conhecer os problemas. Buscar as soluções.

Os artistas visuais contemporâneos em atuação no Brasil enfrentam sérios problemas estruturais que podem se manter durante toda a carreira profissional. No sul do Brasil a situação não é diferente. A insegurança decorrente da falta de retorno financeiro dos projetos artísticos frequentemente causa o abandono da profissão, e muitos indivíduos, mesmo aqueles dotados de grande capacidade imaginativa e criativa, acabam se dedicando preferencialmente a atividades mais rentáveis, nem sempre relacionadas ao campo das artes, que possam garantir o seu sustento.

Buscar soluções para garantir a subsistência digna dos artistas, numa sociedade supostamente preparada para receber e consumir os produtos artísticos e culturais, exige disponibilidade para a discussão e para o debate com os demais componentes do sistema das artes visuais, como críticos, curadores, galeristas, produtores, jornalistas especializados em cultura, dirigentes de instituições museais, dirigentes de fundações de arte, assim como com os ocupantes de cargos governamentais, como Secretários de Cultura (em nível municipal e estadual) e membros da equipe do Ministério da Cultura.

Contudo, antes de recorrer a outros profissionais ou a instâncias superiores a fim de apresentar sugestões, reivindicar direitos ou fazer reclamações, cabe aos próprios artistas discutir os problemas que os afetam de maneira direta e que podem ser definitivos para a continuidade ou não de seus projetos. Conhecer profundamente os problemas individuais, nas suas mais diferentes facetas, é o ponto de partida para encontrar as soluções coletivas que ajudem a melhorar tanto a arte que se faz quanto a vida que se leva.

O ciclo de debates ocorrerá de maio a novembro do corrente ano, com encontros sempre na última quarta-feira de cada mês e o primeiro debate acontecerá no dia 26 de maio, das 19h às 22h, no auditório do IAD/UFPel, Pelotas - RS e terá, como convidado especial, o artista Daniel Acosta.
N.B
maio 2010
organizadores:
Neiva Bohs
Raquel Ferreira
Vinicius Albernaz
Luana Alt
Karen Campos
Carolina Marchese
Erika Romaniuk

Nenhum comentário: