segunda-feira, 21 de junho de 2010

LANÇAMENTO CATÁLOGO PROJETO - CARACTERE(S) - Paraná


Caractere(s): Retratos em Preto e BrancoInstalação Fotográfica de Tom Lisboa EVENTOS DO DIA 24/06, QUINTA-FEIRA
Palestra de Tom Lisboa: "Fotografia Marginal"No contexto desta palestra, marginal tem um duplo sentido. O primeiro, diz respeito à fronteira da fotografia com outras artes, tais como a pintura, o cinema ou a literatura. Por fim, marginal teria a ver com uma postura de criação mais independente, fora do mercado. Neste encontro, Tom Lisboa fará uma retrospectiva de suas intervenções urbanas e alguns projetos fotográficos específicos que conceituam a idéia de "marginalidade" proposta como tema.
Local: Sala de Apoio - Paço da Liberdade SESC Paraná Horário: 19hVagas: 35 Investimento: Gratuito
Lançamento do Catálogo de Caractere(s)Com texto do Professor de História da Arte e Crítico de Arte Fernando Bini, o catálogo da exposição tem 12 obras da exposição duplicadas. Uma parte é para que o espectador possa guardar e a outra para que possa enviar pelo correio ou colocar em outros locais.
Local: Sala de Apoio - Paço da Liberdade SESC Paraná Horário: 20h45Vagas: 35 Investimento: Gratuito
Visita guiada com Tom Lisboa Local: Espaço das Artes - Paço da Liberdade SESC Paraná Horário: 21h00Vagas: 35 Investimento: Gratuito
Informações/Inscrições de segunda a quinta: 3234-4200
SOBRE A EXPOSIÇÃOInstalação fotográfica de personagens (in)visíveis ocupa o Paço da Liberdade SESC Paraná Tom Lisboa recria Caractere(s), sua oitava intervenção urbana, no espaço fechado de uma galeria
Aberta no dia 16 de junho no Paço da Liberdade SESC Paraná, a instalação fotográfica “Caractere(s): Retratos em Preto e Branco”, do artista visual Tom Lisboa põe à prova a imaginação do espectador pelo fato de que todas as figuras humanas retratadas são, à primeira vista, invisíveis. O que revela as fisionomias e os contornos destes personagens é a leitura dos textos que foram colocados no lugar de cada imagem. Basta ler para ver.No início, Caractere(s) foi concebida por Tom como um projeto de criação e intervenção coletivas. Durante os meses de março e abril, mais de 100 pessoas, de 40 cidades, “escreveram” quase 300 “retratos em preto e branco”. Em maio, este material foi exposto na internet e, simultaneamente, vários interventores levaram estas obras para as ruas de Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, Bauru, Vitória e Goiânia.Agora, no espaço expositivo do Paço, Caractere(s) aparece reformulada. A primeira mudança diz respeito ao conteúdo. Integralmente baseada em uma pesquisa do artista, serão exibidos 64 retratos de personagens emblemáticos da literatura brasileira. As dimensões também foram alteradas. O antigo formato, mais portátil, com obras de 18×14,5cm, foi expandido para 115×89cm. O catálogo, inédito até então, traz obras que podem ser destacadas e enviadas pelo correio ou espalhadas pela cidade. Deste modo, o visitante pode dar continuidade ao trabalho de intervenção proposto no projeto original.Por fim, Tom optou por uma montagem menos tradicional. Ele explica: “Como o conceito de fotografia que eu lido é experimental, me pareceu necessário fugir do formato padrão de exibir as obras.


A instalação que idealizei funciona como uma espécie de laboratório, que envolve o público com palavras e, ao mesmo tempo, revela as imagens que elas trazem nas entrelinhas”.


Maiores informações: 3234-4200

Nenhum comentário: