sexta-feira, 4 de junho de 2010

MÓBILES - expo na ESPM

(fotografia de Amílcar Pinto)

Exposição Móbiles, de Nelson Magalhães Organização: Lilian Maus - Espaço Cultural ESPM/RS
AberturaSábado, 5 de junho, às 11h (entrada franca)
LocalEspaço Cultural da ESPM/RS (R. Guilherme Schell, 268 – Porto Alegre)
Visitaçãode segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 9h às15h(Encerramento: 22 de julho de 2010)Informações e agendamento de visitas: espacocultural-rs@espm.br ou tel. 3218.1300
Conversa com artistaterça-feira, 22 de junho, às 11h20min no local (entrada franca)
Mais imagens e contato com artista:
www.flickr.com/natumobiles e natumobiles@yahoo.com.br
A exposição individual "Móbiles", do artista Nelson de Magalhães, organizada por Lilian Maus, será inaugurada neste sábado, dia 5 de junho, às 11h, no Espaço Cultural da ESPM (R. Guilherme Schell, 268 – Porto Alegre).
O termo "móbile", cunhado por Marcel Duchamp, ao nomear assim as esculturas dinâmicas e suspensas de Alexander Calder, remete-nos a "móbil", "movimento". Esta dinâmica estrutural dos móbiles é apresentada nesta exposição, que sintetiza os mais de trinta anos de produção de Nelson de Magalhães.
Na mostra, o artista apresenta cerca de cem móbiles, alguns estábiles, desenhos sobre papel e também fotografias que registram o seu processo de trabalho em ateliê. Partindo da união entre o rigor e a fantasia, Magalhães utiliza-se de referências como Escher, Calder, George Rickey e da Bauhaus para subverter materiais e formas em suas peças, realizadas com MDF, alumínio, linha e tinta de tecido.
O artista aponta a origem de sua produção na escola de teatro, com as aulas de Carlos Pasquetti, em que o exercício da cenografia o direcionou para a manipulação do tempo e do espaço, através da criação de um repertório de desenhos para as cenas. Na exposição, o público está convidado a imergir nesse universo lúdico, geométrico, colorido e dinâmico dos móbiles de Magalhães, em que o vento ou o simples toque das mãos recuperam a magia de um sopro que concede vida a esses desenhos espaciais, despertando o imaginário de cada um de nós.
No dia 22 de junho, terça-feira, às 11h20min, será realizada ainda uma conversa com artista no local.
texto: Lilian Maus
coordenação do Espaço Cultural: Cláudia Barbisan
fotos: Amilcar Pinto

Nenhum comentário: