terça-feira, 8 de junho de 2010

Oficina com Marta Martins - Museu Victor Meireles.





Oficina teórica-práticaInvenção de uma poética e de uma vidacom Marta Martins (UDESC)
Rose Sélavy (Marcel Duchamp). 1921. Fotografia de Man Ray. Direção de arte por Marcel Duchamp. Acervo: Philadelphia Museum of Art.

Dias 14, 17 e 21 de junho de 2010, das 9 às 12h
Sala Multiuso do Museu Victor Meirelles

O pólo Arte na Escola/UDESC promoverá, em parceria com o Projeto Agenda Cultural do Museu Victor Meirelles, nos dias 14, 17 e 21 de junho a oficina teórica-práticaInvenção de uma poética e de uma vida, com Marta Martins.

A proposta da oficina será utilizar um procedimento comum na literatura – o heterônimo, o nome falso, o pseudônimo – como ponto de partida para a invenção, por parte dos(as) alunos(as), de uma obra e uma biografia. A oficina ocorrerá ao longo de três manhãs de acordo com o planejamento abaixo:

Programa:

14 de junho (segunda-feira), das 9 às 12h
A ficção e a verdade.
Michel Foucault versus Harold Bloom: duas posições distintas sobre sujeito autoral na ficção.
Alcunhas, nomes inventados, heteronímias, duplos ou extensões do sujeito criador.
Artifícios, simulações.
Proposta: Invenção de um artista
17 de junho (quinta-feira), das 9 às 12h
Roteiros e para possíveis caminhos da criação do “artista”.de cada um dos componentes da oficina. Inicio da criação da “vida” e da “obra”. Debates.
21 de junho (segunda-feira), das 9 às 12h
Apresentações dos(as) alunos(as)
Sobre a ministrante:
Marta Lúcia Pereira Martins possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC). Tem experiência na área de artes, com ênfase em artes plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: desenho, teoria da modernidade, literatura, arte contemporânea, teoria da imagem e historia e crítica da arte.

As inscrições serão realizadas no primeiro dia do evento, sendo a entrada gratuita, respeitando a capacidade máxima da sala de 50 lugares.


O quê: Oficina teórica-prática “Invenção de uma poética e de uma vida”, com Marta Martins.
Onde: Sala multiuso do Museu Victor Meirelles.
Quando: 14, 17 e 21 de junho de 2010, das 9 às 12h
Quanto: Gratuita.

Nenhum comentário: