domingo, 5 de setembro de 2010

Santander Cultural e Porto Alegre em Cena apresentam Video Portraits, mostra de Robert Wilson

Santander Cultural e Porto Alegre em Cena apresentam Video Portraits, inserindo Porto Alegre na turnê mundial da mostra assinada por Robert Wilson

■ Com curadoria de Noah Khoshbin e Matthew Shattuck, a mostra integra a programação do festival de teatro
■ Robert Wilson - Video Portraits inaugura para convidados no dia 8 de setembro e permanece aberta ao público até 5 de dezembro
■ Coquetel de abertura da mostra marca também o lançamento das atividades do festival
■ Obra de Wilson reúne exóticos vídeo-retratos de Isabelle Huppert, Isabella Rosellini, Brad Pitt, Johnny Depp, Mariane Faithfull, além de outros nomes da cena cultural internacional e personagens desconhecidas

Porto Alegre, 31 de agosto de 2010 - A aclamada exposição Video Portraits, do multiartista Robert Wilson, conhecido por suas técnicas de iluminação e cenários no teatro americano, é composta por retratos filmados de celebridades. Trata-se de um encontro de fotografia, filme, literatura e som, com uma linguagem de movimentos mínimos e gestos coreografados. A mostra abre para o público em 9 de setembro. O coquetel para convidados, no dia 8 de setembro, às 18h, marca a abertura do festival, antecedendo o show de Goran Bregovic.
Sucesso absoluto em Nova York e em várias cidades europeias, Video Portraits chega a Porto Alegre por meio da parceria entre o Santander Cultural e o 17º Porto Alegre em Cena. A associação com uma das mais importantes iniciativas na área das artes cênicas na América Latina, reforça a função de gestão cultural do Santander. Voltado à promoção da economia criativa ao lado de projetos referenciais para o desenvolvimento cultural da cidade, a instituição amplia o campo de ação do festival com a mostra de Bob Wilson.
Video Portraits traz vídeo-retratos exóticos de Isabelle Huppert, Norman Fleming, Black Panther, Isabella Rosellini, Mikhail Baryshnikov, Brad Pitt, Princess Caroline, Jeane Moureau e Steve Buscemi no primeiro piso do Santander Cultural Porto Alegre. Gao Xingjian, Johnny Depp, Lucinda Childs, Dita Von Teese, Zhang Huan, William Pope L e Mariane Faithfull estão no mezanino. As celebridades posaram quase imóveis para as câmeras da Voom HD Network, empresa de televisão onde Wilson tem sido artista residente desde 2004. Além disso, cada obra possui trilha sonora própria especialmente composta por músicos parceiros de Wilson, como Lou Reed e Tom Waits entre outros.
A natureza morta é vida real – por Robert Wilson
Os vídeo-retratos podem ser vistos nas três formas tradicionais em que artistas constroem o espaço. Se eu colocar minha mão na frente de meu rosto, posso dizer que é um retrato. Se vejo minha mão a distancia, posso dizer que é parte da natureza morta e se a vejo do outro lado da rua, posso dizer que é parte do cenário. Na construção destes espaços, vemos uma imagem que pode ser pensada como um retrato. Se olharmos com cuidado, esta natureza morta é uma vida real. De certa forma, se pensarmos sobre isso e olharmos por tempo suficiente, os espaços mentais se transformam em cenários mentais.
Estes retratos se originam de um trabalho que eu fiz nos anos 70, chamado “VIDEO 50”. Fiz vários retratos, incluindo o escritor surrealista Louis Aragon, a socialite Helene Rochas, um pato, um padre que eu conheci num bar, o diretor de museu Pontus Hulten, o CEO da Sony, Akito Morita, e o Ministro da Cultura da França Michel Guy. Estes retratos podem ser vistos na TV, em galerias, museus, estações de metrô, hotéis, aeroportos ou mesmo no quadrante de um relógio de pulso. Eu imagino os VOOM PORTR AITS sendo vistos em espaços públicos, bem como nos lares. Em casa, eles são como uma janela na sala ou o fogo na lareira.
Freqüentemente as pessoas me perguntam “Quais são as idéias por trás das imagens?”. Eu não interpreto meu trabalho. A interpretação é para os outros. Fixar um significado a um trabalho como este limita sua poesia e a possibilidade de outras idéias. Eles são pessoais, expressões poéticas de personalidades diferentes. Um homem da rua, um animal, uma criança, super stars, deuses de nosso tempo.

Obras de Robert Wilson
As obras de Wilson integram uma ampla variedade de mídias artísticas, combinando o movimento, a dança, a iluminação, o design de móveis, a escultura, a música e o texto em um todo unificado. As imagens do artista são esteticamente cativantes e carregadas de emoção e suas produções foram aclamadas pelo público e pela crítica no mundo inteiro. Junto com o compositor Philip Glass, Wilson criou a monumental obra Einstein on the Beach, que mudou as noções convencionais da forma operística tradicional. Entre seus inúmeros colaboradores estão vários escritores e músicos como Susan Sontag, Lou Reed, Heiner Müeller, Jessye Norman, David Byrne, e Tom Waits. Prolífico no repertório operístico tradicional, Wilson imprimiu sua marca em obras de mestre como La flûte enchantée (A flauta mágica), Pelléas et Mélisande, Der Ring des Nibelungen e Madame Butterfly.
A prática de Wilson está firmemente enraizada nas artes plásticas e gráficas e extensas retrospectivas de seu trabalho foram apresentadas no Centre Georges Pompidou, em Paris, e no Boston Museum of Fine Arts. Montou instalações no Stedelijk Museum em Amsterdã, no Villa Stuck em Munique, no Clink Street Vaults de Londres e no Guggenheim Museums em Nova York e Bilbao.
Curadoria: Noah Khoshbin e Matthew Shattuck
Produção: Dissident Industries, Inc.
ROBERT WILSON VIDEO PORTRAITS

Santander Cultural Porto Alegre
De 9 de setembro a 05 de dezembro de 2010

Nenhum comentário: