sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A VIDA DO BUDA - iniciando agosto 2010

1 Setembro
Semana passada a primeira tela (que foi a terceira cena da Vida do Buda, que é seu nascimento) foi finalizada. Ai ja estendi a proxima tela na moldura e risquei a cena que Maya sonha com a vinda de seu filho, o Buda como um elefante branco. Estou adorando porque posso criar em base disso, diferente ao pintar as deidades que seguem regras e medidas exatas.
Estou e estamos todos surpreendidos a diferença de velocidade entre parede e tela. A parede suga muita tinta e seca rapido. Na tela nao preciso dar tantas de mao (por exemplo, nas paredes tudo é no minimo pintado duas vezes, siiim!!!)
Na tela é mais facil de fato... vamos ver se a parede vai gostar delas coladas depois no teto, estou curiosa como isso vai ser... bom... ai vai umas fotos em continuacao das primeiras que voces ja viram. As fotos foram feitas pelo meu amigao e mao pra toda obra guilherme erhardt. gui.erhardt@gmail.com

10 Agosto
Reiniciada as pinturas no templo!
Cheguei aqui bem no fim de 2007 depois do convite de Lama Samten de pintar o templo do CEBB aqui em Viamao, RS. Eu tinha voltado da India em 2006 depois de 3 anos vivendo la e meu filho tinha acabado de nascer. Nos mudamos e tudo começou, a melhor escola de se aprender qualquer coisa é pondo a mao na massa sem duvida! E Lama Samten, nao como, porque… mas acho que somente algo sublime para explicar… botou fé em mim, e foi a fé que ele teve em mim que eu tive fé também, que ia ser feito e que ia dar certo. Depois de 2 anos… terminei os painéis principais. Ai… senti que precisava 'recarregar', buscar inspiração e energia e nada mais lógico do que ir de volta a fonte. Como o pai do meu filho é de la e nao conheciam nosso filho… mais uma razão. No inicio de 2010 voltamos para Dharamsala e passamos 3 meses la. Me aproximei muito da minha família tibetana e o tibetano do Arion ficou fluente (ele traduzia pra mim que sempre foi muito difícil!) e sentei ao lado do meu novo professor (pois o posterior que foi meu professor pelos 3 anos, faleceu um ano depois que sai da escola) e ele me passou muita coisa… especialmente o trabalho da motivação e tradição. O inglês dela era fluente, ao contrario do meu primeiro professor, enato pude aprender mais dessa maneira também… perguntando, tendo respostas e filosofando, pois prof Karma tem uma mente politica/artistica/espiritual bem definida.
Depois desses 3 meses, passamos também 3 semanas nos Estados Unidos em NY. Como aquela cidade pulsa cultura e arte… adorei. Passei uns dias no templo no Colorado, onde me chamaram um ano atras para trabalhar la… mas como ainda tenho trabalho no Brasil… adiei. Mas a conexão com Lama Tsultrim, de la (www.taramandala.com) foi forte, ela é uma mulher especial e uma praticante poderosa.
De volta ao Brasil, fiquei quase 2 meses no retiro dos meus pais no sul de Minas (www.taotien.com.br) e foi tempo bom de compilar toda a essência da India e toda viagem. Aproveitei para fazer umas pinturas no atelier de Sergio Prata (www.sergioprata.com.br) que me disponibilizou o espaço e material. (As fotos das pinturas seguem no outro album de arte contemporanea). Esse quadros serao expostos no PIXEL SHOW que sera em SP dia 16 e 17 de outubro. E fazem parte de uma serie que ainda continuo chamada "Romantic Tibet".

Bem, de volta ao CEBB em agosto 2010 depois desses 6 meses fora, retomo as pinturas. Perdi minha equipe… querido Elemar, minha mao direita! Lu e Cinthia. Porem essa fase nao necessita tantas maos. Estou iniciando A VIDA DO BUDA EM 12 CENAS. Serao pintadas em 12 telas redondas e depois coladas no teto (o de 45 graus em cima as pinturas ja feitas). Isso levara em trono de 1 a 1 ano e meio.

E aqui colocarei as fotos desse processo todo para o teto… esses sao os primeiros passos...













Nenhum comentário: