domingo, 31 de outubro de 2010

JE LE SAIS PAR COEUR


je le sais par coeur


eu sei de cor
eu sei de coração
exposição coletiva

A exposição coletiva « je le sais par coeur. eu sei de cor. eu sei de coração. » apresenta um grupo de jovens artistas contemporâneos atuantes em Porto Alegre e oriundos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Aline Daka, Cristina Gross Moraes, Diego Deodato, Felipe Caldas, Kelvin Knivlek, Lílian Santos Gomes, Luisa Gabriela e Tatiana Klafke apresentam trabalhos em desenho, pintura, fotografia e livros de artista.

O título da exposição faz uma referência subjetiva à intuição, motivada pela memória, característica que é inerente ao processo conceitual da obra de arte e ao modo de produção. A proposta da mostra é discutir o processo criativo a partir dos sentidos que são criados e ampliados por meio da obra de arte.
Quando « sabemos de coração », sabemos de maneira à qual estamos incorporados à esse saber e o desenvolvemos à partir daí, em meio as nossas memórias e mitologias, pessoais e coletivas. Discutimos a responsabilidade do artista para com o mundo e para com a própria obra. ‘ - revelam os artistas.


A Expressão “Eu sei de cor” tem origem na frase “eu sei de coração” que, por sua vez, faz um paralelo à expressão francesa “Je le sais par coeur”. Com o tempo, a expressão em português reduz a palavra “coração” para “cor”, modificando-se pelo uso, passando de um "sentido" a outro, e talvez: "não-sentido", pelo artifício de "mecanização / repetição" acrescentado à expressão.

A expressão em francês utilizada no título garante a atenção ao significado etimológico e propõe novos olhares à origem e aos sentidos atuais, agora expandidos pela arte.

Coquetel de abertura: Quarta-feira, dia 27 de outubro de 2010.
Horário: às 19h.
Galeria de Arte da Aliança Francesa

Nenhum comentário: