segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O Estado à Parte: o jogo da memória das artes visuais no PARANÁ

CARTA ABERTA
O estado à parte – o jogo da memória da arte paranaense (por Tom Lisboa)
Pelo bem ou pelo mal a história depende de narradores. Pelo filtro de sua subjetividade, por onde passam também seus interesses pessoais, financeiros e políticos, as informações são filtradas e disponibilizadas para seus semelhantes. Contar fatos é interpretar, é falsificar o próprio fato narrado. A certeza da verdade é privilégio das ditaduras.
A exposição O Estado da Arte, atualmente em exibição no MON, de curadoria de Maria José Justino e Artur Freitas, teve a louvável tarefa de tentar contar 40 anos da história das artes visuais no Paraná. Se agora me parece que esta (recente) história deve ser revista, não é por causa dos erros e omissões encontrados nem por questionar o mérito dos autores/curadores que dedicaram seu tempo e sabedoria quando a escreveram. Só que, assim como a própria arte, a história necessita de histórias que proponham um ponto de vista diferente à história oficial patrocinada pelo grupo dominante.
O Estado à Parte é o jogo na nossa memória coletiva. As peças são ilimitadas e serão construídas pela contribuição espontânea dos artistas. Em uma época onde a tecnologia promove cada vez mais a interatividade e as redes sociais, chegou a hora de nós mesmos escrevermos nossa história, independente de espaços expositivos, orçamentos milionários e publicações que apenas afirmam a limitação de suas próprias possibilidades.
A partir de hoje, O Estado à Parte está com inscrições abertas e sem data limite para término. Não se trata de um “salão de excluídos”, mas de criar um panorama que seja representativo, abrangente e complexo das artes visuais em nosso Estado. Se você é artista (do Estado da Arte ou não) e acha que seu trabalho faz parte (também) desta história, participe. Este jogo é nosso.
www.sinTOMnizado.com.br/jogodamemoria
Participam do lançamento do Jogo da Memória - O Estado à Parte:


A partir do dia 30/10/10, novas peças serão acrescentadas através de votos de quem já está no jogo.É partir da memória coletiva dos artistas que este jogo irá se desenvolver.
www.sinTOMnizado.com.br/jogodamemoria

Nenhum comentário: