sábado, 13 de novembro de 2010

3a. BIENAL ANUAL DE BÚZIOS

A Bienal Anual de Búzios/BAB é uma base de pesquisa para aplicação de projetos estéticos. Em sua terceira edição, 2010-2011, se desenvolverá por um projeto de curadoria integrada que toma a cidade como palco de ações e intervenções artísticas. 
A curadora convidada é a artista Laura Lima que integra a comitiva que, segundo o artista e curador Armando Mattos, “deve ser pensada como um coletivo que vai experimentar e acionar repertórios estéticos audiovisuais em interatividade de grupo”. 
No primeiro modulo que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, as ações artísticas estão postas em convergência com a cidade permeada pelo fluxo turístico, já que acontece na data de comemoração de 15 anos de emancipação da cidade com final de semana prolongado pelo feriado de 15 de novembro. 
Segundo Armando Mattos “a BAB é uma ação co-formativa motivada por artistas e quer despertar a curiosidade para a produção de propostas audiovisuais em artes plásticas. Os artistas foram associados considerando a capacidade de interatividade e a interdisciplinaridade de meios expressivos para ativação in sito: em Búzios". 
Dos 31 artistas convidados para a III BAB, 17 compõem o “Módulo1” que, acontecerá na Praça Santos Dumont no sábado (13) e Rua das Pedras, no domingo (14). As Obras são proposições criativas em que predomina a expressão por meio da emissão de sons ainda que o a visualidade seja essencial. 
A “Ciclovia Aérea” de Jarbas Lopes inicia as atividades em coletividade. Na quarta feira (10/11), aniversario do artista, Jarbas, Bernardo Ramalho e a búlgara Katerina Dimitrova partem de Maricá de bicicleta em direção a Búzios e na chegada integram-se ao coletivo Filé de Peixe, a “Escultura Móvel Falante” de Romano, as “Vozes do Samba” de Siri & etc., e a instalação “Maloca dos Seres” de outro coletivo, formado exclusivamente para essa BAB, composto por Alê Souto, Bernardo Ramalho e Antonio Bokel que também grafitam em Geribá. 
Os trabalhos, segundo o curador, “pertencem à ordem do espetáculo”, já que instalam-se nos espaços e dutos de circulação públicos comunicando e propondo a audiência pela grande escala das intervenções como “Nimbo Oxalá”, de Ronald Duarte (14/11,16h, Rua das Pedras), que foi apresentada na Bienal de São Paulo e envolve 20 participantes com extintores de incêndio CO2. 
A grafitagem coletiva de servidões na cidade envolve a turma de alunos do Colégio Estadual João de Oliveira Botas que terá como guias na BAB: Gilvan Nunes, Alê Souto, Bernardo Ramalho e Antonio Bokel. 
“A poluição visual e sonora em Búzios se tornou o “tema” de meu trabalho. Assim o interesse pela pixação e o grafite me fizeram integrar uma ação comunitária voluntária, na única escola da cidade que pauta suas atividades pedagógicas na Agenda 21”. Viver na cidade é diferente de “vir” passar férias ou “estar” turista. 
A visualidade e a depredação da paisagem são evidentes e os artistas acabam vendo isso quando chegam aqui. Roberto Cabot, que participou da segunda edição da BAB em 2009, captou e mostrou com clareza, em seu vídeo “Burkini”, aspectos contrastantes dessa antiga vila de pescadores que vem sendo dominada pela especulação imobiliária. Desenvolvimento? 

Na BAB 2010/2011, o artista incorpora as funções de instigador, orientador, mediador, facilitador, mas é o publico o principal agente do processo, ou seja, o protagonista, que investiga, pesquisa, atua, formula hipóteses, realiza testes e produz a Obra: E isso vai dar samba, venha conferir.

Nenhum comentário: