sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PAISAGEM: DESDOBRAMENTOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS

Prezados colegas



Com imensa satisfação convidamos para o lançamento do livro Paisagem: Desdobramentos e Perspectivas Contemporâneas, publicado pelo PPG Artes Visuais e a EDUFRGS, na Feira do Livro de Porto Alegre, dia 07/011/2010. 20,30hs.


O livro analisa múltiplas modalidades de paisagem nas artes visuais, a partir de estudos que enfocam conceitos, técnicas e propostas, na sua historicidade, dos primórdios da modernidade à contemporaneidade. Nas diferentes abordagens, interrogam-se as modalidades de tratar as relações do sujeito e das culturas com o entorno, colocando em questão as criações artísticas, examinando as produções e problematizando as construções de registro e diálogo com a natureza. Assim, esse livro tem como finalidade analisar as distintas práticas e concepções artísticas referentes à paisagem, desde a pintura até as intervenções realizadas nos espaços das cidades e junto à natureza, buscando compreender as motivações que conduzem a retomada pelos artistas no mundo contemporâneo. A publicação está organizada em quatro partes: Desdobramentos Conceituais, A Paisagem em Perspectiva Histórica, Poéticas da Paisagem e Poéticas Digitais da Paisagem. Com esta estrutura evidencia-se a construção da paisagem enquanto categoria artística e suas múltiplas manifestações.


Maria Amélia Bulhões e Maria Lúcia Bastos Kern (Org.)


Autores: Alexandra Kennedy-Troya, André Parente, Claudia Paim e Ulisses Ferretti, Cláudia Valladão de Mattos, Glória Ferreira, Iliana Hernández Garcia, Javier Maderuelo, Maria Amelia Bulhões, Maria Angélica Melendi, Maria Lúcia Bastos Kern, Rodrigo Gutièrrez Viñuales, Sandra Rey, Vinicius Oliveira Godoy

Nenhum comentário: