segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Terça Alegre - ENTRADA FRANCA

Fundação Iberê Camargo - Av. Padre Cacique, 2000 - Porto Alegre - RS 51 3247.8001

» 11/01, 18/01, 25/01; 01/02, 08/02 e 15/02 - terças

» 17h às 19h


Em parceria com o Porto Verão Alegre, durante os meses de janeiro e fevereiro, a Fundação Iberê Camargo promove a Terça Alegre. A partir das exposições Iberê Camargo – Os Meandros da Memória e Convivências – Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, serão propostas diferentes vivências no espaço da Fundação.
Participe, traga a sua família! Crianças, adolescentes e adultos estão convidados a participar das atividades. Inscrições gratuitas pelo fone 51 3247.8001. Vagas limitadas. Confira a programação completa no site www.iberecamargo.org.br.


Janeiro

11/01 – Arte contemporânea na exposição Convivências
Neste dia, o público realizará uma atividade no espaço onde acontece a exposição Convivências – Dez anos da Bolsa Iberê Camargo. Com auxílio do material pedagógico desenvolvido para a mostra, dois mediadores conduzirão um diálogo entre os participantes sobre algumas características da arte contemporânea. O público terá, então, a oportunidade de compreendê-las através de uma interação direta com as obras expostas.


18/01 – Iberê Camargo – Os Meandros da Memória: oficina de gravura
Neste dia, os participantes conhecerão os processos da gravura em metal; técnica esta muito utilizada por Iberê Camargo. Orientados pela equipe do Ateliê de Gravura, terão a oportunidade de produzir uma gravura em metal na prensa que pertenceu a Iberê. Após a atividade, será feita uma visita à exposição Iberê Camargo – Os Meandros da Memória, onde o público poderá visualizar e reconhecer diferentes tipos e técnicas de gravura.


25/01 – Expedição à sede da Fundação Iberê Camargo
Neste dia, os participantes farão uma visita exploratória ao prédio da Fundação Iberê Camargo. Esta será realizada tanto na parte externa, como na parte interna do prédio (em caso de chuva, a atividade ocorrerá somente no interior do edifício). Durante a visita, os participantes poderão, através da utilização de lâminas transparentes, desenhar detalhes da arquitetura de Álvaro Siza.

FEVEREIRO

01/02 – Investigação artística na exposição Convivências
Após visita à exposição Convivências – Dez anos da Bolsa Iberê Camargo, o público participará de uma oficina baseada no processo criativo de um dos artistas presentes na mostra. Na atividade, cada grupo será incentivado a criar uma moeda, atribuindo-lhe valor em função de características como suporte (papel, metal, plástico), tamanho e formato. Após a confecção das moedas, serão feitas relações de câmbio entre os participantes.

08/02 – Os Meandros da Memória – o retrato e suas possibilidades
Após visita à exposição Iberê Camargo – Os Meandros da Memória, as possibilidades do retrato e do auto-retrato serão trabalhadas em uma oficina no ateliê do Programa Educativo da Fundação. Na atividade, cada pessoa experimentará três maneiras de produzir um retrato ou auto-retrato: uma com o auxílio de um espelho, outra por meio de lâminas transparentes e uma última denominada desenho cego, na qual a pessoa, com olhar fixo em outro participante, desenha sem olhar para a folha de papel.

15/02 – A paisagem na arte
Um percurso pelas duas exposições da Fundação Iberê Camargo servirá como base para uma oficina na qual serão abordadas distintas formas de representação da paisagem na arte. Durante a atividade, o público desenhará paisagens e seus elementos tanto de maneira mais rápida (em torno de 30seg), explorando traços mais livres, como de forma mais detalhada (15min), buscando dar ênfase a aspectos específicos da paisagem. A partir dos desenhos produzidos, os participantes discutirão a ideia de representação.

Nenhum comentário: