segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

EXPO - Do not pee.....................Porto Alegre


DESIGN NO URINOL

Criar um espaço para exibir projetos já publicados na revista de maior importância no País. Este foi o desafio proposto pela loja Luzes do Mundo ao arquiteto e publicitário Henrique Steyer, convidado para inaugurar o espaço Studio dell’Architetto.


Com esta missão dada, Henrique pensou em criar algo novo e que fugisse do convencional. Precisava de algo diferente, que tivesse um conceito forte por trás e que trouxesse à tona sentimentos inusitados.


Fora isso, era necessário um suporte para colocar as revistas em questão. Um pedestal? Um apoio sofisticado, à altura da importância da revista? Não! Precisávamos algo diferente. E se uníssemos a tão aclamada revista Vogue a um símbolo comum, ordinário, presente no dia-a-dia da sociedade, mas de certa forma ignorado?


Surgiu então a idéia de um mictório. Exatamente! As revistas foram expostas dentro de mictórios públicos usados! Não são poucos os tabus relacionados ao local onde fazemos nossas necessidades fisiológicas. Assim se estabeleceu o contraste: entre o difícil sonho de ter um trabalho publicado em uma grande revista e o objeto que representa um espaço que evitamos ao máximo utilizar. Os mictórios que foram adquiridos em um desmanche, pertenceram a um banheiro público e foram folheados a ouro.

Utensílios que recebem nossos “dejetos” corporais, revestidos com o metal mais precioso que existe. Esta é a sacada: questionar o que realmente é importante e valioso para a sociedade e para nós mesmos.


Para traduzir isso em palavras, entre em cena a revolucionária Carol Teixeira, que escreveu o poema que complementa a exposição.


 O que estamos tentando dizer com isso tudo?

Nenhum comentário: