segunda-feira, 6 de junho de 2011

Encontros de Estudos Sistêmicos da Arte no IA/UFRGS....................Porto Alegre

Ciclo de debates sobre pesquisas especializadas em arte

Na próxima quinta-feira, dia 9, tem início a primeira edição dos Encontros de Estudos Sistêmicos da Arte, projeto de extensão universitária que promove um ciclo de debates sobre o tema. A edição será composta por três encontros, sempre às quintas-feiras, às 20h, no Instituto de Artes, com a ideia de proporcionar a ampliação dos estudos de artes em suas diferentes abordagens, a partir da apresentação de pesquisas pontuais e especializadas.

No primeiro encontro, Alice Trusz (foto), doutora em História pela UFRGS, apresenta a pesquisa “Entre lanternas mágicas cinematográficas: as origens do espetáculo cinematográfico em Porto Alegre – 1861-1908”. Na palestra, a professora mostra o processo de introdução do cinema na capital. Alice Truz, que completou sua formação na EHESS (Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais), em Paris, dedica-se ao estudo de manifestações visuais como as ilustrações de humor, a publicidade, a fotografia, a imprensa periódica ilustrada e o cinema.

O projeto é coordenado pelos professores Bianca Knaak, Andrea Hofstaetter e Luís Edegar Costa, do Departamento de Artes Visuais do IA, e terá sequência no dia 16 com a apresentação da pesquisa ''Privatização da Cultura - promoção das artes visuais em espaços culturais corporativos'', por Nei Vargas da Rosa - mestre em Artes Visuais/História, Teoria e Crítica de Arte. O último encontro será realizado no dia 30 de junho e a doutora em História Bianca Knaak abordará o tema ''Bienais do Mercosul e a cena artística regional”. (Foto: Divulgação)

O QUE: Encontros de Estudos Sistêmicos da Arte – edição 2011
QUANDO: quintas-feiras 9, 16 e 30 de junho
HORÁRIO: 20h
ONDE: Sala 54 do Instituto de Artes (Rua Senhor dos Passos, 248, 5º andar – Campus Centro)
QUANTO: Entrada franca – 50 vagas por encontro, inscrições pelo e-mail ludmilla2013@gmail.com (para quem optar por receber o certificado de Extensão da UFRGS, será cobrada taxa de R$ 6,00)
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 4318

Nenhum comentário: