segunda-feira, 11 de julho de 2011

Concertos Populares - Orquestra de Câmara da ULBRA com Luiz Marenco, Maurício Marques e Victor Hugo

Concertos Dana 10 anos apresenta

Concertos Populares com Orquestra de Câmara da Ulbra e convidados 




 Maurício Marques   
Victor Hugo  
Luiz Marenco

 
O que: Concertos Populares 2011

Orquestra de Câmara da Ulbra com os solistas Luiz Marenco e Victor Hugo e o violonista Maurício Marques.
Regência  do maestro Tiago Flores

Quando: 17 de julho – domingo
Horário: 20h
Onde: Salão de Atos da Reitoria da UFRGS 
(rua Paula Gama, 110)

Ingressos: 1kg de alimento não perecível (exceto sal)
Troca de ingressos:
De 13 a 15 de julho – Na ULBRA - Prédio 14, sala 321 - das 08h às 12h e das 13h às 19h
De 15 a 17 de julho -  Na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS, das 12h às 19h
 
Os Concertos Dana anunciam a chegada do seu 10º ano. Realizados desde 2001, promovem o encontro de diversos  ritmos e estilos da música com uma orquestra erudita. Na primeira edição deste ano,  as atrações serão os cantores  Luiz Marenco e Victor Hugo e o violonista Maurício Marques, reunidos com a Orquestra de Câmara da ULBRA sob a regência do maestro Tiago Flores.

Superando  50 apresentações nestes 10 anos, o projeto proporcionou encontros memoráveis nos palcos gaúchos, de estilos tão diversos como MPB, regional, pop, rock, soul, chorinho e instrumental.  Entre os mais de 40 artistas que já se apresentaram com a Orquestra de Câmara da ULBRA estiveram Edu Lobo, Vitor Ramil, MPB4, Kleiton & Kledir, Nei Lisboa, Neto Fagundes, Fernanda Takai, Lucio Yanel, Luis Carlos Borges, Júlio Reny, Jimi Joe e Wander Wildner, além de bandas como Papas da Língua e Nenhum de Nós.

O primeiro concerto de 2011 traz artistas de renome do cenário nativista e promete uma simbiose instrumental com o violão de oito cordas de Maurício Marques. Este primeiro encontro dos Concertos Dana de 2011 reúne estes cantadores da autêntica música regional gaúcha e um violonista com um jeito peculiar e original de dedilhar nosso folclore. Os três convidados e a Orquestra de Câmara da ULBRA, capitaneados pelo maestro Tiago Flores, mostrarão que a música desconhece barreiras e que o regional pode ser clássico e sobretudo universal.
 
Luiz Marenco
Com mais de 20 anos de carreira, 20 cds e 2 DVDs lançados, Luiz Marenco é um dos principais personagens da música nativista do sul do Brasil, verdadeira referência como intérprete do regionalismo gaúcho. Com seu canto já percorreu outros estados do Brasil, além da Argentina e Uruguai, e atua também como um dos mais destacados intérpretes em festivais nativistas.


Maurício Marques
Formado em violão na Universidade Federal de Pelotas, é compositor, professor de musica, arranjador e instrumentista, com trabalho voltado a Música Folclórica Gaúcha e Brasileira.
Vencedor de inúmeros festivais de música, já foi premiado várias vezes pela sua atividade e composição na área instrumental brasileira. Desenvolve repertório voltado ao violão de oito cordas, tendo por base  os ritmos do Folclore Gaúcho.
 
Victor Hugo
Revelado nos festivais nativistas e premiado diversas vezes  como melhor intérprete, participou de festivais marcantes no estado como a Califórnia da Canção Nativa, Musicanto Sul-Americano de Nativismo e a Moenda da Canção. No circuito internacional, representou o Brasil por três vezes no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, respectivamente em Moscou, na Coréia do Norte e em Cuba. Com seu disco de estréia, Cada Vez Mais, recebeu o Prêmio Sharp de revelação na categoria Música Popular Brasileira. Além deste álbum o artista lançou os cd’s Tchê e Coisarada.

 

O perfil popular é um dos traços marcantes do projeto: mais uma vez o ingresso se dá através da doação de alimentos. Iniciativas culturais como esta se tornam motivadoras da participação da comunidade. O público tem acesso a um encontro inédito da música popular com a clássica e o ingresso é um donativo. Um espetáculo musical de qualidade tem como custo um gesto de solidariedade. Os Concertos Populares contribuem assim para a formação de um público crítico, exigente e sobretudo curioso, e ao mesmo tempo resgatam outro tipo de satisfação, que é o da ajuda ao próximo.

 

A temporada de 2011 foi viabilizada pelo financiamento do Sistema Pró-Cultura e conta com realização da Cida Planejamento Cultural. A Dana é uma empresa de autopeças que investe em responsabilidade social corporativa há muitos anos e orgulhosamente patrocina o projeto nesses 10 anos de atividades. Para saber mais sobre a empresa e os Concertos, acesse www.dana.com.br/cultural.

 

Nenhum comentário: