quarta-feira, 14 de setembro de 2011





Exposição Gesto e Regra ficará na Ecarta até 25/09
Foi prorrogado para 25 de setembro o prazo que a exposição Gesto e Regra, de Jorge Soledar, Vitor Butkus e Mayra Martins Redin, ficará em cartaz na Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre). E no domingo, 11 de setembro, às 17h, haverá um encontro com os artistas, com a peculiaridade de ser no formato de um singelo piquenique, montado no interior da Galeria. Na ocasião, os visitantes poderão tomar um chá, degustar alguns salgadinhos e conversar sobre arte e outros assuntos bacanas.

A MOSTRA
As obras se apresentam em meios diversos, como fotografia, instalação e vídeo. A curadoria fica a cargo de Nene Operandi, uma personagem ficcional inventada pelos artistas para exercer a função de forma independente, enquanto a exposição durar.

O projeto, selecionado no edital promovido anualmente pela Fundação Ecarta, surgiu de um desejo de encontro. Percebendo afinidades nos seus modos de entender e de praticar a produção artística contemporânea, os artistas tomaram o espaço expositivo como território dessa construção. Buscando enfrentar a dualidade entre gesto e regra, eles mostram ao público modos peculiares de atravessar a questão, tornando-a palpável em cada um dos seus procedimentos de criação.

Um traço de união entre os trabalhos é a presença de regras, intrinsecamente ligadas aos seus processos. Jorge, Vitor e Mayra são autores de instruções bem definidas, coordenadas de atuação no espaço habitado e no terreno simbólico próprio à imagem. Assim, as obras narram, na sua constituição material, a história de seu próprio surgimento.

Os trabalhos não fazem uma mera apropriação dos ditames racionais que guiam a vida civilizada. A regra é apenas o caminho necessário para uma experiência-limite. Executando as palavras de ordem que eles mesmos inventaram, os artistas transformam as suas regras em condutores de uma atitude experimental, disposta a reencontrar um sentido de futuro ali mesmo onde as grandes utopias viram seu final.

OS ARTISTAS

Jorge Soledar | Artista-pesquisador. Mestrando na linha de Poéticas Interdisciplinares e bacharel em Artes Visuais, com a ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Premiado pelo canal franco-alemão Arte Creative e selecionado pelo Salão da Paraíba (2011). Destaque da Bolsa Iberê Camargo e selecionado pelo Rumos/Itaú Cultural (2009-10). Convidado pelo programa Diálogos da VII Bienal do MERCOSUL. Colabora em processos coletivos com o Grupo Mergulho e a Companhia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. Tem escritos publicados na Revista Tatuí, nas publicações acadêmicas Soft Borders e ANPAP/RJ, e na Revista Investigações Nº 11.

Mayra Martins Redin | Formada em Psicologia e mestre em Educação na linha Filosofias da diferença e Educação. Formanda do curso de Artes Visuais no Instituto de Artes da UFRGS. Participou de três residências artísticas: CAMAC, na cidade de Marnay-sur-Seine, na França, em 2009; Prêmio Interações Florestais Terra Una, em Liberdade, Minas Gerais, em 2010; e Deslocamentos: vivência, arte e ambiente, em Olinda, Pernambuco, também em 2010. Em 2011 participa novamente do Interações Florestais Terra Una como artista convidada. Publicou diversos textos relacionados à cultura, arte e educação, organizou o livro “Poéticas do fragmento: ensaios, pesquisas e reflexões sobre arte e educação" e publicou texto sobre as experiências de residências artísticas na Revista Tatuí número 11. Também realizou trabalhos na área social tendo como dispositivo a fotografia.

Vitor Butkus | Divide-se entre a produção poética e teórica no campo artístico. Como artista, trabalha com processos videográficos e disparos performativos. Como pesquisador teórico, busca a criação de aproximações renovadas com as produções artísticas analisadas, situando-se no intervalo entre a escrita reflexiva e a inscrição poética da palavra. Fez estudos de graduação no Instituto de Artes (IA) da UFRGS, com intercâmbio acadêmico nas Faculdades de Belas Artes e de Filosofia da Universidade do Porto (Portugal). Integra o grupo de pesquisa transdisciplinar Corpo, Arte, Clínica. É mestrando em Artes Visuais, no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do IA. Participou de residência artística em Terra Una (MG), durante o VER: Encontro de Arte Viva. Já integrou de diversas exposições, entre elas Os gigantes (Galeria de Arte do DMAE, Porto Alegre), XIII Salão dos Novos (Galeria Victor Kursancew, Joinville) e Trampolim (Galeria de Arte e Pesquisa da UFES, Vitória). Atualmente estuda a obra em vídeo do artista Rafael França.

Exposição Gesto e regra | Entrada franca
De Jorge Soledar, Mayra Redin e Vitor Butkus
Curadoria: Nene Operandi
Local: Galeria de Arte da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943 – Porto Alegre)
Visitação: até 25 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 20h; e domingo, das 10h às 18h
Informações: 51 4009.2071

Encontro com os artistas da exposição Gesto e Regra | Entrada franca
Local: Galeria de Arte da Fundação Ecarta
Quando: 11 de setembro, às 17h


Contato para a imprensa 
Jornalista Dóris Fialcoff | 51 9606.0155 
imprensa@fundacaoecarta.org.br| www.fundacaoecarta.org.br

Nenhum comentário: