terça-feira, 18 de outubro de 2011

Edouard Manet



Edouard Manet, pintor francês, é considerado a figura senior dentre os artistas impressionistas. Manet estudou as obras do artista holandês Frans Hals, na Holanda, em 1872. Hals ensinou-lhe a liberar suas pinceladas e pintar com maior energia e verve. Essas técnicas proporcionaram a base para que Manet configurasse entre os fundadores do movimento impressionista.



Uma das obras mais significativas de Manet é o "Luncheon on the Grass", que retrata uma modelo nua na presença de dois homens. Esta peça provocou e ofendeu os críticos da época, que a acusaram de pornográfica e imoral. O Salon, uma das mais influentes galerias de Paris naquela época, recusou-se a exibir a obra. No entanto, ela tornou-se um dos mais importantes trabalhos de arte ao ser exposta no Salon des Refuges, uma galeria especialmente voltada à exibição de trabalhos rejeitados de grandes artistas.


Muitos dos jovens impressionistas daquela época seguiram a liderança de Manet e abandonaram os tradicionais estilos artísticos até então adotados. Esta tendência serviu, em alguns casos, como inspiração para a arte moderna.

Nenhum comentário: