quinta-feira, 20 de outubro de 2011

El Greco



El Greco (1541 - 1614), um dos maiores pintores do mundo, tinha o nome de Domenikos Theotokopoulos e nasceu em Creta, mas realizou na Espanha a maior parte de sua obra, onde era conhecido como El Greco. Ele era um mestre do desenho, sua pintura combina a elegância cortesã com fervor religioso. Distorcia intencionalmente as formas para chamar atenção para a qualidade espiritual de uma figura ou de um acontecimento. Seus santos constituem fantásticas criações de sua imaginação. Seus retratos de nobres, entretanto, mostram-se elegantes e realistas.
El Greco deixou Creta apara estudar em Veneza com Tintoretto e outros mestres. Sua obra madura baseia-se na versão veneziana do estilo chamado de Maneirismo, estilo que caracteriza-se pela graça das linhas, formas alongadas e abstratas e cores metálicas com relevos brancos.


Em busca de um patrono, foi para Roma em 1570 e para Toledo, na Espanha, em 1577. O Rei Filipe II, da Espanha, não gostou de seu grande Martírio de São Maurício e o pintor nunca obteve um favor real. Em Toledo, criou uma série de grandes pinturas e retratos religiosos. Sua obra-prima, O Enterro do Conde de Orgaz, foi pintado em 1586. Nela, o desenho realista contrasta com as formas abstratas.


De 1600 a 1614, as pinturas de El Greco tornaram-se quase barrocas na composição, mas na distorção da luz, do espaço e da forma continua completamente pessoal. Algumas de suas obras tiveram grande influência sobre os pintores expressionistas do século XX.

Nenhum comentário: