sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Dragao na PINTURA TIBETANA ..................curso..............................Viamão/RS

O Dragao na PINTURA TIBETANA com Tiffani H. Gyatso


20 de novembro 2011
O Dragão


Horario: 10:00 ao 12:30 e 13:30 a 16:30


LOCAL : CEBB Caminho do Meio, 2600
Viamao, RS


VALOR: R$140,00
Deposito prévio de R$40,00
VAGAS LIMITADAS!


Inscrições via e-mail com: tiffanihr@gmail.com


Nao necessita de experiência previa, apenas gosto pela arte e paciência com o passo do aprendizado. Um curso que se baseia na arte sacra tibetana que desenvolveu uma técnica única de pintura. Basta estar aberto para uma coisa nova e bela!


Todo material incluso.



O Dragão

A lenda dos dragoes extende-se por todas as culturas da antiguidade. No Tibet e China acredita-se existirem de fato, renovando a curiosidade de muitos e aumentando sua magia. Existem diferentes tipos de dragoes que sao representados de diferentes formas, normalmente uma mistura de reptil, mamifero e ave; cada especie decifrando um diferente elemento da natureza.
Iremos aprender sobre a figura do dragao representado na China e Tibet, desenharemos e pintaremos suas escamas e cabelos de fogo usando a tecnica de pintura da arte sacra tibetana, Thangka.


Tiffani H. Gyatso nasceu em São Paulo, Brazil em 1981. Ela passou sua infância em uma comunidade no interior criada pelos seus pais. Durante sua adolescência ela viajou pelo mundo. Viveu em um veleiro e depois foi viver com os aborígines no deserto da Australia. No ano de 2000 ela viajou com um motorhome da Alemanha até a Mongolia, atravessando por todo o sul da Russia. Na Mongolia foi onde ela descobriu a arte sacra tibetana, Thangka. Determinada a estudar tal arte, ela voltou para a Alemanha onde estudou e trabalhou com design gráfico por três anos antes de se mudar para India. La ela foi aceita como a primeira ocidental no Instituto Norbulingka, fundada por S.S. o Dalai Lama e estudou por três anos como também apoiou a área de print design do Instituto.
Em 2006 ela retornou ao Brazil onde teve seu filho com seu marido tibetano. No fim de 2007 ela foi convidada a trabalhar no templo budista Caminho do Meio fundado por Lama Padma Samten (www.cebb.org.br) em Viamao, RS. Ela começou a treinar uma equipe e a coordenar, decorar e pintar os murais do templo de 400m2.
Ela leciona thangka des que retornou da India, deu workshops em Sao Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Foi convidada a pintar o templo Tara Mandala, no Colorado, USA quando finalizar o trabalho no Caminho do Meio.
O trabalho de pintura contemporânea, ela faz à parte do seu trabalho de thangka, como duas coisas distintas. Seus temas sempre levam um ar oriental, do sensual ao monástico e das contradições/contrastes.
Em 2005 ela publicou seu livro entitulado Life and Thangka pela editora da Library of Tibetan Works and Arquives (LTWA) na India.

Mais no seu site: www.tiffanihr.com ou www.artspirit.multiply.com


--
Tiffani Hollack Gyatso
Arte sacra - www.tiffanihr.com

CENTRO BUDISTA CAMINHO DO MEIO
Estrada Caminho do Meio, 2600
Viamão/RS - 94515-000 Brasil

Nenhum comentário: