sexta-feira, 21 de outubro de 2011

RASTROS..................expo fotos..................................Porto Alegre

RASTROS
DE TONICO ALVARES
Fotografias de Nova Iorque e Miami no MACRS
CURADORIA de Carlos Eduardo Comas
Rastros e Retratos Urbanos
Será inaugurada no dia 29 de outubro e poderá ser visitada até o dia 4 de dezembro de 2011 no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, na Galeria Xico Stockinger, no 6° andar da Casa de Cultura Mário Quintana, a exposição RASTROS de Tonico Alvares.
Em constante sintonia com as possibilidades que a tecnologia oferece, o fotógrafo explora e deixa fluir seus olhares livres e artísticos em relação aos seus inusitados focos. As intenções de congelar momentos, objetos e cenas urbanas com ou sem movimento e imprimí-los com novas cores e formas dão vida única e inédita às então, recém-nascidas obras de arte.
Resignificam fragmentos e ampliam detalhes minuciosamente imperceptíveis que ganham novo formato aos olhos questionadores e curiosos. Quando o sólido pode ganhar ares gasosos, o líquido facilmente ser confundido com estruturas rígidas, Tonico deixa o zoom determinar a forma, tanto quanto capta livremente distorcendo no exato instante de revelar o obscuro. Só guiado pelo talento e a intuição. Quando prédios viram grades, ruas parecem tintas, luzes dançam.
Retratos são obras de arte.
Se a lua pode não ser a única a iluminar o mar, a areia é surpreendida com novos recortes. Nada tem exatamente vida, e tudo vive intensamente tanto.
O vernissage está marcado para às 11h e vai até às 15h e as 16 imagens foram registradas em Nova York e Miami, em uma pesquisa feita nos últimos três anos. Quem assina a curadoria é o arquiteto Carlos Eduardo Comas. As telas são no tamanho 95x250cm e os trípticos medem 95x190cm cada corte. A tecnologia usada para impressão dos trabalhos é a de jato de tinta com processo de dispersão de pigmento mineral em Canvas Hahnemühle com gramatura 400 gsm. A tinta é composta por pigmentos minerais e esse pigmento tem alta durabilidade e permanência das cores em nível museológico, dentro das normas ISO 9706 de conservação artistística.
Jornalista Responsável
Mariana Bertolucci




SERVIÇO:
O QUE: RASTROS – Exposição Fotográfica de TONICO ALVARES
QUANDO: de 29 de outubro a 4 de dezembro de 2011.
ONDE: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Galeria Xico Stockinger, 6° andar da Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736, bairro Centro Histórico.
QUANTO: Entrada franca
Informações para contato:
www.macrs.blogspot.com / www.facebook.com/contemporanears
tonico.alvares@uol.com.br /tonico@leinstant.com
Telefone: (51) 3221 5900 ou 9116-5686




Para saber mais sobre RASTROS:


O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul inaugura a exposição RASTROS com fotografias de Tonico Alvares (Minas do Leão/RS, 1953) em um momento que se questiona a permanência ou a pegada histórica do homem no mundo atual.
Não por acaso, as imagens urbanas expostas são desérticas, do ponto de vista do ser humano. No entanto, sua presença é percebida nos índices arquitetônicos que o olhar do artista explora e que será a memória dos séculos futuros. Alvares registra a paisagem contemporânea que tem por excelência a fotografia como linguagem de expressão, revelando um trabalho de altíssima referência técnica e composição artística.
Nova Iorque e Miami, dois grandes centros turísticos mundiais, respectivamente, financeiro e de lazer, foram e ainda são cenários urbanos reproduzidos, em forma e conceito, mundo afora. Os detalhes investigados na sua pesquisa visual e apresentados aqui em obras panorâmicas, são como peças de um quebra-cabeça paisagístico, onde podemos identificar ― ou confundir ― entre as linhas, planos, texturas, espelhamentos, cheios e vazios, as imagens das cidades que tem como matrizes aquelas capitais norte-americanas.
Frente às fotografias de Tonico Alvares nos vemos olhando para cima, para baixo, para os lados, percebendo a “cidade não-vista”, mas, principalmente, a cidade na sua escala global, enquanto espaço urbano e lugar que o homem elegeu para ser o meio pelo qual expressa todas as artes.
Agradecemos nossos apoiadores, especialmente, à Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a Fábio Cabral do Laboratório Fotográfico SulFotos, ao curador Carlos Eduardo Comas e ao artista Tonico Alvares pela realização desta mostra no MACRS.
André Venzon
Diretor MACRS


Testo


Não faz muito, o senso comum ainda tinha a fotografia como documento objetivo que eximia a pintura do compromisso de representação da realidade. A câmara não mentia. O fotógrafo não respondia pela imagem capturada. O papel liberava a tela para a aventura abstrata e surrealista. A situação é outra hoje. A manipulação digital terminou com a idéia do documento verdadeiro e do operador autômato, fazendo ao mesmo tempo recordar que a fotografia também foi um dia abstrata ou surrealista. E não parou por aí. Viabilizou a impressão da imagem digitalizada em tela de grande formato, assemelhando agora em termos de suporte a arte de base mecânica e a arte de fatura manual.


É nessa perspectiva que os Rastros de Tonico Álvares ganham sentido. Sozinhos ou compondo trípticos, os quadros alongados afirmam de um jeito manso um recorte pessoal da paisagem metropolitana contemporânea. O detalhe desmesurado e condensado na superfície parece levantado desde o olho do furacão, mas sua imobilidade se adivinha transitória. Reconhecemos vagamente reflexões, refrações, distorções, halos e grelhas, fragmentos ocupando o interstício entre a figuração convencional e a mancha ou o grafismo. E estranhamos que não venham lustrosos, líquidos, brilhantes, como a água, o vidro e o metal na sua base. Porque seus tons se fazem surdos e a consistência rala, de têmpera e não de óleo, desmentindo a gratificação sensual sugerida por suas matrizes. E intrigando, instigando, provocando, acicatando, até nos darmos conta que estão a serviço da representação de complexidades e contradições mais além do belo e do sublime. Para deleite da mente que indaga, e não apenas do corpo que registra e acolhe.
Carlos Eduardo Comas
Curador
André Venzon


Ateliê Rua Leopoldo Froes, 126
CEP 90220 090 Poa - RS - Brasil
T (0XX51) 8122 0930
E-mail: andrevenzon@ig.com.br


Visite meu site:


www.andrevenzon.com








Nenhum comentário: