quinta-feira, 3 de novembro de 2011

AS FLORESTAS POSSÍVEIS DE ELISA BRACHER...........discussão do filme...........Floripa

O encontro desta semana apresentará o filme As Florestas Possíveis de Elisa Bracher.
Para quem não conhece:
O encontro: A cada encontro é passado um documentário de uma coleção de dvds do projeto Arte na Escola e depois há um espaço para discussão . Os documentários são sobre arte e artistas brasileiros, são muito acessíveis e interessantes, construtivos não só para arte-educadores, mas também para estudantes de arte, moda, design e qualquer pessoa que se interesse por arte.
Certificados: Após o término do Ciclo de Documentários vai ser conferido um certificado de horas comparecidas, não é necessário se inscrever, basta comparecer aos encontros.

Quinta-feira, dia 03/11 às 17:30, no terceiro andar da Biblioteca Central da UDESC.

As Florestas Possíveis de Elisa Bracher:

Gênero: Documentário com depoimento da artista em seu ateliê.
Palavras-chave: Escultura; gravura em metal; poética
pessoal; ateliê; arte pública; recursos naturais; matéria.
Foco: Linguagens Artísticas.
Tema: A obra de Elisa Bracher e seu processo de criação em
escultura, gravura, desenho e pintura. O espaço público e o ateliê.
Artistas abordados: Elisa Bracher, Evandro Carlos Jardim e Goya.
Indicação: 5a a 8a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Direção: Cacá Vicalvi.
Realização/Produção: Rede SescSenac de Televisão, São Paulo.
Ano de produção: 2003.
Duração: 23’.
Coleção/Série: O mundo da arte

O depoimento da artista paulista e seu fazer artístico são o mote dos três blocos do documentário. No primeiro, as idéias da ar-tista movimentam-se junto à serra que corta a madeira para imensas esculturas. A vitalidade da madeira a impressiona assim como as crianças que freqüentam seu ateliê através do Institu-to Acaia, fundado pela artista em 2001. A lixadeira elétrica, que se faz de buril nas mãos da artista diante da ampla matriz de gravura, inicia o segundo bloco. Bracher focaliza sua trajetória, cita mestres e revela sua visão sobre as especificidades das linguagens artísticas. Sua obra no espaço público da cidade, a reação do público e o diálogo possível provocado por sua flo-resta são mostrados no terceiro bloco que desvela ainda ou-tros trabalhos da artista.

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