quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Frans Janzoon Post


Chegou ao Brasil em 1637, integrando a comitiva de Maurício de Nassau. Fixou-se inicialmente no Recife. Em seteanos de Brasilpintou paisagens de Pernambuco, e possivelmente da Paraíba e de Alagoas.
Alguns desses trabalhos foram executados de memória, já na Holanda, em 1644. Por iniciativa do Ministério daEducação e Cultura, em 1942 realizou-se no Rio de Janeiro uma exposição de sua obra. Na II Bienal de São Paulo, em 1953, suas paisagens estiveram presentes na exposição A Paisagem Brasileira até 1900, organizada por Rodrigo Mello Franco de Andrade. A seu respeito, escreveu José Roberto Teixeira Leite no livro A pintura no Brasil holandês, de 1967: “Nos quadros executados no Brasil conseguiu Frans Post traduzir todo o pitoresco, sem deixar de ser pictórico, daí o seu valor.

E embora se subordinasse fielmente à realidade, soube evitar o excesso de detalhes meramente esdrúxulos, aquele acúmulo de elementos curiosos que sobrecarregariam o quadro, comprometendo-o irremediavelmente.” Em 1992, uma paisagem brasileira de sua autoria (óleo s/madeira, cerca de 1650) integrou a mostra Natureza: Quatro Séculos de Arte no Brasil, no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

Sua obra esteve presente na sala da XXIV Bienal de São Paulo (1998) dedicada aos séculos XVI, XVII e XVIII.

Nenhum comentário: