segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Olá


Convido-os para a palestra sobre produção audiovisual de jovens homens da Africa do Sul com o Alex, antropólogo italiano, que realiza pós doutorado no NAVI - UFSC, a ser realizada no dia 07 de novembro, segunda, na sala 111 CFH, as 16hs.


Um abraço, 

***********************************************************
Tânia Welter
Pós-Doutorado em Ciências Humanas - DICH/UFSC
Pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades - NIGS


PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
NÚCLEO DE ANTROPOLOGIA AUDIOVISUAL E ESTUDOS DA IMAGEM


VER À DISTÂNCIA
A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE JOVENS HOMENS DE UMA ÁREA RURAL DA ÁFRICA DO SUL
Dr. Alex Vailati (UFSC-NAVI)

7 Novembro 2011 – 16:00 – sala 111 CFH

RESUMO
Esta palestra analisa a relação entre imaginação e produção audiovisual, entre um grupo de jovens homens em KwaMashabane, uma área rural da África do Sul. Através da metodologia do vídeo colaborativo serão analisadas as relações de poder que sustentam a produção de vídeos.
O evidente papel subalterno dos jovens locais e a análise do processo de produção revelam diferentes níveis de hegemonia. Se a autoridade dos adultos não é ainda contestável pelos jovens, parece que os símbolos neoliberais, imagens e narrações, estão tornando-se a maior retórica que influencia a imaginação dos jovens. 
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Antropólogo, tem doutorado em Antropologia e Etnologia pela Università degli Studi di Torino (Itália). Desde 2005, depois de uma pesquisa sobre os refugiados políticos africanos na Itália, começou a trabalhar na África meridional, principalmente na África do Sul (KwaZulu-Natal) e Moçambique (Zambesia). Atualmente é pós-doutorando na Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve uma pesquisa sobre o papel dos jovens em comunidades de pescadores da Ilha de Florianópolis (Santa Catarina).
       


***********************************************************
Tânia Welter
Pós-Doutorado em Ciências Humanas - DICH/UFSC
Pesquisadora do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades - NIGS

Nenhum comentário: