segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Renato Sant'Ana na Galeria Tramas .................EXPO.......................Rio de Janeiro


A arte de Renato Sant'Ana, por autofalante e eloquente, dispensa maiores coments, razão porque farei referência apenas ao título da expo, Oxidação da Tabela Periódica, a um tempo poético e lógico, pois que seu terço inicial nos transporta e alerta para o elemento efêmero do ser e os dois seguintes se constituem em continentes constitutivos dos elementos puros e simples de que constituídos somos - o conjunto das coisas e dos seres vivos. No mais, mantendo o arado nos apropriados universais sulcos, o semeador Renato Sant'Ana revolve e revela, traz do âmago à clara luz do dia cores como se flores - eleita colheita. + da arte de Renato Sant'Ana - A Expressão do Renato Sant'Ana by Hugo Moss


Quem "nasceu" primeiro - a arte ou o artista? Questão, por retórica, prejudicada. O certo é que Roberto Brito nasceu ludovicense e ainda menino começou a desenhar, gastando seu parco dinheirinho não com balinhas mas com lápis de cor, tintas e pincéis para, influenciado por Di Cavalcanti, tracejar as figuras do seu nativo entourage. Anos depois, já em Brasília, gradua-se em Comunicação Social, mas em momento algum abandona a arte pictórica - segue figurando, agora já com a técnica óleo sobre tela. Não tarda e sua pinturas são exibidas, com sucesso, aqui e sobretudo no exterior (santo de casa?!), onde passa a residir e manter atelier, atualmente, em Paris. Metódico e meticuloso, na fatura de suas telas, realiza extensas pesquisas e segue elaborados procedimentos secundados por muita reflexão e estudos com o professado intuito de construir léxico e gramática e sintaxe próprios, proprietários e contemporâneos. Com passagem por temáticas várias, está na fase de "trabalhar" o rico acervo da diversidade cultural do Brasil e de países latino-americanos, com ênfase nas manifestações populares. Na página interna, por exemplo, que o RioArtCult confeccionou para Roberto Brito, o observador verá telas da sequência denominada “Touloulous & Tololos - O Entrudo” - homenagem à saudosa memória das festas momescas de outrora.
Conheça melhor a arte de Roberto Brito

A destacar, que Roberto Brito foi selecionado e participa com 3 quadros da mostra "Art in Talent", da "Société des Artistes Indépendants", de 22 a27/11, no Grand Palais, em Paris. Que conste, também, à guisa de registro, a participação de Roberto no Salon ArtShopping 2011 - Carroussel du Louvre - Paris.

Nenhum comentário: