quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

MESTRADO EM ARTES VISUAIS da UFPel................Pelotas

Capes aprova Mestrado em Artes Visuais da UFPel


O Centro de Artes, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução da UFPel comemoram a aprovação, pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do novo curso de Mestrado em Artes Visuais. O início das aulas da primeira turma está previsto para Abril de 2012, com a oferta de 9 vagas.


“A aprovação do curso é fruto do esforço conjunto da direção do Centro de Artes, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e do corpo docente, de formação interdisciplinar, que vem se constituindo ao longo dos últimos anos”, enfatiza a professora Angela Raffin Pohlmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV).






LINHAS DE PESQUISA


O curso está estruturado em uma única Área de Concentração, Arte Contemporânea, a qual acolhe estudos em poéticas visuais e no ensino da arte, e pressupõe reflexões críticas sobre produções artísticas vinculadas ao contexto contemporâneo.


Esta Área de Concentração possui duas Linhas de Pesquisa:


a) Ensino da Arte e Educação Estética: compreende experiências estéticas e práticas pedagógicas interdisciplinares, mediadas pelo contexto social e cultural.


Professores: Mirela Ribeiro Meira, Nádia da Cruz Senna, Renata Azevedo Requião, Ursula Rosa da Silva, Carlos Alberto Santos (colaborador) e Lúcia Bergamaschi Costa Weymar (colaboradora).


b) Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano: acolhe pesquisas do campo das poéticas visuais, estudando a arte em seus processos de formação e criação, recepção e mediação.


Professores: Adriane Hernandez, Alice Jean Monsell, Angela Raffin Pohlmann, Daniel Albernaz Acosta, Eduarda Azevedo Gonçalves e Flávio Roberto Gonçalves (colaborador/UFRGS).






INSCRIÇÕES


Notícias sobre o Edital para Processo Seletivo serão publicadas em breve na página do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) e no site da UFPel.


O PPGAV funciona na Rua Alberto Rosa, 62, sala 320 (terceiro andar)


CEP: 96010-770 – Pelotas – RS, Brasil


Fone: (53) 3284 5519


http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2011/12/05/capes-aprova-mestrado-em-artes-visuais-da-ufpel/


Maiores informações podem ser obtidas no folder (criação de Guilherme Tavares - Suldesign estúdio/UFPel, com coordenação da professora Lucia Weymar) e, em breve, na página do PPGAV que está sendo elaborada por Guilherme Tavares com a colaboração do Prof. Guilherme Carvalho da Rosa (CA/UFPel), André Melo, Gabriel Meira Costa e Pablo Meira Costa (Impulso Soluções Digitais).

Nenhum comentário: