terça-feira, 4 de setembro de 2012


O Instituto de Arquitetos do Brasil convida para a abertura de 3 exposições. 
O coquetel será na quarta, dia 05 de setembro, às 19h30min. 
A galeria Espaço IAB fica na rua Gal. Canabarro, núm. 363, esquina com rua Riachuelo,
Centro Histórico, Porto Alegre, Brasil.
saiba mais: galeriaespacoiab.blogspot.com

__________________________________

abertura: 5 de setembro, às 19h30min.
visitação: 6 setembro a 5 de outubro, das 14 às 20h.
__________________________________




OUTRO(S) DE MIM   LIANA TIMM 
sala negra

A mostra foi idealizada como um site specific para a sala negra do IAB RS. As obras em arte digital, os vídeos e as intervenções poéticas giram em torno das identidades múltiplas que nos habitam. Nossa diversidade, poço sem fundo de uma intimidade suspensa, nos escapa e indaga quem somos ou quantos somos. Mas a importância da resposta se apaga na busca. Uma riqueza de interesses toma lugar e emerge outra interrogação: Quem mais podemos libertar em nós? Mario de Andrade dizia ser apenas trezentos e cinquenta, o mais ele desprezava. OUTRO(S) DE MIM é um exercício gangorra: desconhecer, conhecer, reconhecer o enigma que nos constitui. É o espaço vazio que ultrapassa qualquer interrogação e atinge uma estética atemporal sem passado, presente e futuro. Um lugar novo, porta em si, jamais capturado. Um salto para o poético de cada instante.
Intervenções poéticas: Lenira Fleck, Liana Timm e Graça Nunes (direção) 




PINTURAS TECIDAS   ALENYR ÁVILA
sala anexa

O trabalho de Alenyr Ávila é composto de pinturas que poderíamos tentar enquadrar dentro de movimentos como o Abstrato Geométrico ou o Neo-construtivismo Abstrato, ou ainda em uma proposta de desmaterialização da matéria. Entretanto o que podemos afirmar é que se trata de uma nova série de pinturas em que transparece uma bela tecelagem de planos e cores, em um jogo rítmico muito particular. O processo de criação da artista passa por diversas etapas: primeiro, a paciente pintura das superfícies; depois vêm os cortes, a dilaceração completa do plano pictórico, reduzido a um amontoado de tiras multicores; por último, a recostrução, um trabalho incessante de entrelaçamentos coloridos, tecendo novas relações de espaço. Ao buscar a linguagem da trama, Alenyr consegue a terceira dimensão, não a de caráter ilusório, como em qualquer obra pictórica, mas a real. O resultado é uma pintura repleta de sombras 'clandestinas', que enriquecem o conjunto. A obra de Alenyr nos proporciona um desses encontros reflexivos com a Arte que se dá no cruzamento de dois momentos: o do encerramento de seu processo de criação com a nossa subsequente investigação do seu significado. 


NANOCERÂMICA   BANDO DE BARRO
sala do arco
ALEXANDRA ECKERT, ANTÔNIO AUGUSTO BUENO, CINTHIA SFOGGIA, CLÁUDIA FLORES, EDUARDO RICK MARTINS, LORENA STEINER, MARYL RODRIGUES, RODI NÚÑEZ, SABRINA BLASCHKE, SILVIA ARGEMI, TAMIR FARINA e TEREZA MELLO.


O BANDO DE BARRO lança a primeira edição do PROJETO NANOCERÂMICA, que consiste na participação dos artistas do coletivo em uma exposição itinerante apresentada em uma maleta especial, objetivando o fomento, a divulgação e a comercialização da produção cerâmica de pequenos formatos. Neste projeto, o grupo de artistas produziu esculturas cerâmicas partindo metafórica e livremente de uma denominação e movimento consolidado no mundo, a Nanoart, em que as interseções arte-ciência-tecnologia tornam-se mais um desafio para produção artística. Ao reduzir significativamente as suas obras, os artistas do coletivo se apropriaram de uma denominação e não dos conceitos fundamentais da Nanoarte e da Nanotecnologia. As cerâmicas possuem o tamanho máximo de 06 x 06 x 06 cm e estarão acompanhadas de lupas para sua completa apreciação. Participam da primeira edição os artistas: ALEXANDRA ECKERT, ANTÔNIO AUGUSTO BUENO, CINTHIA SFOGGIA, CLÁUDIA FLORES, EDUARDO RICK MARTINS, LORENA STEINER, MARYL RODRIGUES, RODI NÚÑEZ, SABRINA BLASCHKE, SILVIA ARGEMI, TAMIR FARINA e TEREZA MELLO. O Projeto tem a coordenação geral de Alexandra Eckert. Participam da comissão organizadora: Grupo Iandé – Megumi Yuasa, Rosana de Oliveira e Sandra Lagua, Adriana Daccache e Rodi Núñez, Cinthia Sfoggia e Sabrina Blaschke. As maletas foram confeccionadas por Conceição Daccache. Sobre o Bando de Barro: coletivo de arte constituído de alunos e ex-alunos, professores e de ex-professores do Instituto de Artes da UFRGS, de pessoas interessadas em cerâmica e de curiosos de primeira viagem.



Nenhum comentário: