terça-feira, 11 de setembro de 2012

Rauber mostra O Babaço da Pintura................expo Arte fato...............Porto Alegre/RS



Próximo sábado,15 de setembro,19h, a Arte&Fato inaugura a individual do artista plástico gaúcho,radicado em São Paulo,Rogério Rauber. A mostra integra a série denominada O BAGAÇO DA PINTURA em que o artista desenvolve sua pesquisa contemporânea. Natural de Taquara, Rogério residiu durante muito tempo em Novo Hamburgo.Nesta época concluiu seus estudos na Faculdade de Arquitetura da Unisinos(1988).Mais tarde transferiu-se para o Rio de Janeiro e mais recentemente, São Paulo.Desde 1976 participa de cursos de desenho,gravura, escultura e outras técnicas.Sua primeira individual foi na galeria Contemporânea ,N.Hamburgo,1986. Fora daqui tem participado de diversos grupos de estudo em artes visuais, entre eles os coordenafos por Charles Waston, Franz Manata e João Wesley de Souza, autor do texto de apresentação desta mostra.Em 2005, Rogerio recbeu o premio no salão Novíssimos IBEU,RJ.






Os trabalhos desta exposição ironizam as recorrências da chamada "morte da pintura", reafirmandonos "pertinência e atualdade desta linguagem através das tensões no espaço "extraindo o suco"pictórico e evidenciando o "bagaço",materiais que compõem o suporte amalgamados por tinta acrilica, numa construção in loco; tensões no tempo; criando estratégias de continuas reconfigurações que vão da grade(raízes históricas)a reciclagem(pauta contemporânea). 
     Rogério utiliza fragmentos orgânicos,  naturais ou artificiais,ligados desordenadamente, procurando destacar a tridimensionalidade, em uma trama complexa, repudiando conceitos de simetria e  ordem geométrica estabelecida.O resultado são pinturas/objetos com textura branca  que estimulam a curiosidade do espectador. A exposição permanece aberta 11 de outubro. de segunda a quinta, das 13 as 19h, sextas,das 13 as 18h e domingos com agendamento pelo fone 81791599.Mais detalhes no artefatogaleria.blogspot.com

Nenhum comentário: