segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SER CONTEMPORÂNEO É SER SUSTENTÁVEL_RELEASE MOSTRA ÁGUAS EM MOVIMENTO NO MACRS.............Porto Alegre

 
 
ÁGUAS EM MOVIMENTO
Venha ver antes que ela acabe
MAIS DE 80 ARTISTAS EXPONDO TODO O SEU TALENTO POR UMA CAUSA NOBRE: A ÁGUA
 
Um olhar de artistas voando nas asas da imaginação, mergulhando nas águas em  movimento. Porque as águas precisam de novos olhares, porque a substância essencial para a vida é limitada no planeta azul, mas é tratada como se fosse infinita, inexaurível.Cada vez mais usos, em quantidade maior sempre maior: as águas começam a conhecer a escassez: - de quantidade, com rios quase secando com a retirada para a agricultura, para a indústria, para o abastecimento das cidades, com o desmatamento e as mudanças climáticas, - de qualidade, com a poluição avançando, pelo lançamento de resíduos sólidos (lixo) e líquidos (esgotos, efluentes industriais, devolução das águas de irrigação, resíduos da navegação). Frente à crise, a necessidade do cuidado que tem o nome de Gestão Pública dos Recursos Hídricos – governo, usuários das águas e sociedade unidos para recuperar, conservar, racionar, melhor usar, melhor compartilhar. Eis o propósito desta exposição “ÁGUAS EM MOVIMENTO”, uma mostra que reúne mais de oitenta artistas, na XIX Semana Interamericana da Água e XII Semana Estadual da Água, contribuindo para defender a criação do Museu das Águas de Porto Alegre – MUSA, futuro centro cultural para a preservação da história dos mananciais e dos usos das águas, para promover ações educativas e de conscientização sobre a gestão dos recursos hídricos e para desenvolver a criatividade artística tendo as águas como tema, matéria ou suporte e apresentar obras nas mais diversas modalidades artísticas não só nas artes visuais como na literatura, teatro, na dança e na música.
Luiz Antonio Timm Grassi e Zoravia Bettiol
 Coordenadores do Comitê  Pró-Museu das Águas de Porto Alegre
PROGRAMAÇÃO NO MACRS:
Dias 26, 27 e 28 de setembro/2012.
Mostra Águas em Movimento com mais de oitenta artistas no Museu de Arte Contemporânea do RS, Espaço Vasco Prado, 6º andar, na Casa de Cultura Mario Quintana – Visitação  de quarta a sexta das 10h às 19h.
Dia 29 de setembro/2012
10h – Palestra: Museu das Águas de Porto Alegre como instrumento para a gestão de recursos hídricos com Teresinha Guerra, geóloga, professora da UFRGS e presidente do Comitê Lago Guaíba, no auditório Luis Cosme, 4º andar da Casa d e Cultura Mario Quintana.
11h  - Cerimônia de abertura e coquetel de venda das obras dos artistas participantes da mostra Águas em Movimento. Preço único de R$ 200,00 cada obra, sendo que toda a renda arrecadada será revertida em prol do MUSA.
 
Para mais informações:
 
Museu de Arte Contemporânea do RS – Espaço Vasco Prado
Rua dos Andradas, 736, 6°andar – Casa de Cultura Mario Quintana
Bairro Centro Histórico – Porto Alegre – RS – CEP 90020004
Visitação até 29 de outubro de 2012
De quarta a sexta das 10h às 19h
Sábado das 11h às 18h

Nenhum comentário: