quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Projeto de Elevação Sonora no MAC/RS..............intervenção.................Porto Alegre/RS





Inicia no dia 02/03 (sábado), às 19h, no Museu de Arte Contemporânea do RS, Elevação Sonora, intervenção que Viviane Gueller criou para os elevadores da Casa de Cultura Mario Quintana. Este trabalho surgiu em 2012 com uma série de pílulas sonoras* que foram veiculadas na Mobile Radio da 30.ª Bienal de São Paulo. Paralelo a Bienal, Viviane começou a pensar em outras formas de circulação, em locais onde se produzissem pausas necessárias à adesão do trabalho, situações nas quais frestas no automatismo do cotidiano possam se abrir.

Essas inserções têm uma proposição de conversa, de escuta de histórias, de um espaço para o devaneio, para a reflexão. Os sons e ruídos das ruas, dos automóveis, dos equipamentos urbanos. Fragmentos, retalhos, o que há de residual no pensamento, a espontaneidade das inflexões da voz, apresentando nossas redundâncias cotidianas, provocando um estranhamento diante das coisas. Elevação sonora sugere uma ressignificação da percepção espacial, de experiências da vida cotidiana numa ressensibilização do entorno, provocando o estranhamento através de situações inusitadas e investigando em que medida a criação poética no tecido do cotidiano apresenta um potencial de interferência na vida das pessoas.

Este trabalho é parte da pesquisa do Curso de Mestrado em Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ UFRGS.

*Pílula: termo utilizado na publicidade, se aproxima de drop, que significa gota, pingo. Em um espaço mínimo, é condensada uma ideia, uma síntese, o osso de uma questão. Apropriação da linguagem da comunicação, extrapolando seu significado aplicado neste contexto.

O QUE: Elevação Sonora, de Viviane Gueller
QUANDO: abertura dia 02/03 (sábado) às 19h.
Período de visitação: de 02/03 a 07/04/2013.
Encontro com a artista: 19/03 às 19h no Museu de Arte Contemporânea do RS
Galeria Sotero Cosme, 6º andar, na Casa de Cultura Mario Quintana.
ONDE: Museu de Arte Contemporânea do RS / Casa de Cultura Mario Quintana.
Rua dos Andradas, 736 - Bairro Centro Histórico/Porto Alegre RS

Nenhum comentário: