sábado, 2 de março de 2013

Arte provocativa: os gatos de Mirian Gazola propõem aos homens outro olhar sobre a diferença ..........expo.............Caxias do Sul

Arte provocativa: os gatos de Mirian Gazola propõem aos homens outro olhar sobre a diferença
“Pois que venham os gatos ensinar aos humanos a sair das visões rasteiras e a saltar leves por
sobre os telhados, amando livres sob
 as estrelas. Felizes de apenas ser. Inteiros.”
Nivaldo Pereira
 
“Uma Metáfora Sobre as Diferenças”, o novo trabalho da artista Mirian Gazola, leva a discussão sobre a diferença à Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, de forma lúdica, contemporânea e multissensorial. A curadoria da exposição é de Mona Carvalho. A abertura da mostra e sessão de autógrafos do livro do projeto será no dia 6 de março, às 20h, e fica em cartaz até o dia 27 de março. A visitação começa no dia 7 de março, e fica aberta de segunda a sexta, das 8h e 30min às 18h, e sábados, das 10h às 16h.

A instalação amplia a temática proposta por Mirian em 2008, com a exposição Gatos Gays.

“Estes gatos não são homossexuais, não se prenda a isso. Eles são apenas o que são. O que cada um de nós é. E eles podem ser hétero, espíritas, violinistas, negros, gordos, branquelas, azedos, belos, cadeirantes, crianças, gagos, zen budistas, mutantes, viajantes, chineses, narigudos, advogados, intraterrenos, judeus, gênios, transilvânicos... ou gays”, explica a artista.

Serão 23 painéis, de tamanhos médios a grandes, feitos em mdf com tinta acrílica. O traço de Mirian é chapado, simples e objetivo, as obras utilizam cores primárias, com referências de cartuns, HQs, pop arte e cultura pop.
Alem dos painéis, a exposição terá uma trilha sonora, composta por Mirian, e pequenos bonecos, os “gatinhos aéreos”, que formarão móbiles dispostos por todo o espaço da galeria.

Nas paredes, textos, haikais e poesias de 8 escritores convidados a refletir sobre a metáfora em questão a partir das obras de Mirian. São eles: Cíntia Moscovich, Luís Antônio Giron, Luiz Paulo Faccioli, Carlinhos Santos, Luiz Tim Ernani, Nivaldo Pereira, Maria Rita Stumpf, e Zé Caradípia.

Com o intuito de ampliar o acesso à arte, Mirian pretende desenvolver em paralelo o projeto “A Arte de Perto”, colocando as obras à disposição do público em suportes alternativos. Entre eles está o livro “Uma Metáfora Sobre as Diferenças”, contendo todos os textos e obras da exposição, que será lançado na abertura da mostra, com sessão de autógrafos da artista.

O projeto conta com o apoio cultural de: Interface  - Comunicação e Eventos, Ana Caravantes - Projetos e Patrocínio, Carol De Barba  - Assessoria de Imprensa, Emílio Emoldurações, FOX - Viagens e Turismo, Oramais, Monte Paschoal, Sal a Gosto - Escola de Gastronomia e a Curadoria Independente de Mona Carvalho.

Este projeto tem o patrocínio de NL  - Suporte à Gestão por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Serviço: Exposição “Uma Metáfora Sobre as Diferenças”, de Mirian Gazola
Abertura: 6 de março, às 20h (convidados), e 7 de março (público em geral).
Visitação: 7 a 27 de março, na Galeria de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura); de segunda a sexta, das 8h 30min às 18h, e sábados, das 10h às 16h.

Crédito das imagens: Mirian Gazola Divulgação

Carol De Barba
Jornalista | MTB 13184 | Contato: (54) 8135-1018 | caroldebarba@gmail.com

Nenhum comentário: