A ideia de que Van Gogh era um louco que pintava em delírio vai completamente por água abaixo quando lemos as cartas (reveladoras) que ele escrevia, sobretudo, para seu irmão Theo. Na exposição Van Gogh's Letters, em cartaz no Museu Van Gogh, em Amsterdam, mais de 120 dessas cartas estão à mostra pela primeira vez.
Essas cartas são uma extensão de suas pinturas e tem valor de obra de arte, já que através delas temos acesso a cabeça e aos sentimentos do pintor. Ao lê-las estamos em contato com seu processo de criação (e essa é a parte mais interessante). É impressionante como Van Gogh era disciplinado. Ele não fazia nada aleatoriamente, pelo contrário: pensava em absolutamente cada pincelada.
Numa carta ao seu irmão Theo, por exemplo, ele inclui um esboço de um de seus quadros mais famosos, "O quarto de dormir". Ele diz que "as cadeiras são de manteiga fresca amarela e os lençóis e as almofadas são de um verde limão brilhante". Isso porque, junto com as cartas ele costumava mandar esboços de seus quadros, daí, podemos vê-los lado a lado com o original.
Algumas cartas estão disponíveis no site do Museu.
Essas cartas são uma extensão de suas pinturas e tem valor de obra de arte, já que através delas temos acesso a cabeça e aos sentimentos do pintor. Ao lê-las estamos em contato com seu processo de criação (e essa é a parte mais interessante). É impressionante como Van Gogh era disciplinado. Ele não fazia nada aleatoriamente, pelo contrário: pensava em absolutamente cada pincelada.
Numa carta ao seu irmão Theo, por exemplo, ele inclui um esboço de um de seus quadros mais famosos, "O quarto de dormir". Ele diz que "as cadeiras são de manteiga fresca amarela e os lençóis e as almofadas são de um verde limão brilhante". Isso porque, junto com as cartas ele costumava mandar esboços de seus quadros, daí, podemos vê-los lado a lado com o original.
Algumas cartas estão disponíveis no site do Museu.
Vale a pena ler - é enriquecedor. WWW.VANGOGHMUSEUM.NL
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