terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Bienal

Mais um último texto importante sobre Arte nos dias de hoje, a partir da experiência com a Bienal do Mercosul e meu relato sobre a visita que fiz. O "simples" parece estar sendo desejado!!! (texto de uma observadora da Arte)
Carla Volkart


Inicio te dizendo ..... Muito obrigado pela mensagem em que falas da Bienal.

Afinal, a Bienal importa, é um espaço de cultura que por certo, se aí está, tende a levar cada um de nós e nossos convidados à apreciá-la em seu conteúdo e dimensão pois não deixa de ser mais um espaço de vitrine e exposição daquilo que supomos ter de melhor em Arte, publicamente apresentado e profissionalmente administrado ..... ou será que estou enganada e minha expectativa é apenas "imaginário" ???

Te digo quê, após a leitura de teu texto ou melhor dizendo, deste teu e-mail, aparentemente tão Simples e tão sincero e real, conseguiste me levar a pensar, ou melhor, re - pensar sobre a Bienal pois de fato te digo, após visitá-la, principalmente naquele espaço do "cais do porto" já havia tomado posição firme em afirmar .... "definitivamente, nada de qualidade para ver"..... um monte de areia, um monte de sucata "meio aproveitada", um monte "de coisas" reunidas e mal distribuidas em seu conjunto que me levaram a constatar ..... "deve ser o que chamam de "instalação" ... designação mal utilizada mas vigente atualmente para "enquadar" ...... um monte de coisas e ..... imaginários de pré supostos artistas ".

Lendo teu comentário, me instigas a repensar tudo que ví e me instigas a pensar e assim .... gracias !!!!

Quando lá estive, não tive a sorte de contar com uma "mediadora" que referes existir e que te acompanhou "esclarecendo e decifrando" para tí ..... o que estavas vendo. Que sorte a tua ..... contavas com uma "tradutora" !!!!!

Buenas, então te pergunto e compartilho contigo: Para que se consiga degustar e apreciar Arte exposta em uma Bienal chegamos ao ponto de precisar de uma "mediadora" ? Quer dizer que no momento a ARTE não consegue falar "por si própria" ?? ..... te confesso que estou precisando "urgentemente" rever, enquanto reles cidadã ... meu conceito de ARTE.

Voltando ao teu texto, tão real, tão "gostoso" de ler e aparentemente tão SIMPLES ..... me fazes questão.

Tenho pensado, estudado e constatado ..... é no conhecimento e exercício do "Tornar Simples" que de fato, no dia a dia definitivamente temos a chance de seguirmos construindo na construção da "diferença".
"A simplicidade funciona porque está alicerçada na natureza humana e no bom senso".
"Simplicidade é Poder".
"Simplicidade é entender o todo. É gerar empolgação. É fácil de ver. A simplicidade é atemporal".
"Saber transmitir algo complexo com Simplicidade é de fato ..... Saber".
"Em sabendo de fato escutar a criança encontramos muito dos caminhos para a efetiva solução do que importa".

Sendo assim com a leitura de teu texto, conseguiste para mim transformar o complexo em Simples .... penso que talvez eu tenha conseguido ENTENDER ..... um pouco mais desta dita "nossa" Bienal.
Assim, tomo a liberdade de dizer .... abaixo a necessidade de "mediadores" pois Arte que É Arte deve saber FALAR por si mesma assim como .... Quem SABE SABE ...e em sua fala .... DIZ O QUE PRETENDE e consegue comunicar ..... não requer interlocutor ou mediador.

Obrigado pelo diferencial em transformar o simples no desejado para ser saboreado.
Abraço
Coni

Nenhum comentário: