terça-feira, 9 de março de 2010

Pré-Conferênia do Setor de Museus e Memória

Prezados Colegas e Companheiros,

Estou retornando da Pré-Conferênia do Setor de Museus e Memória, realizada nos dias 26 a 28 de fevereiro no Rio de Janeiro, no Hotel Guanabara, com novidades.

O trabalho foi bonito e parabenizo o IBRAM-MinC pela recepção, organização geral e condução de todo o trabalho, que envolveu de forma coesa o grande grupo de delegados representantes, sem que houvesse esvaziamento dos grupos de trabalho e das plenárias.

Primeiramente trabalhamos em GTs sub-divididos pelos eixos:

Eixo 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural

Eixo 2 - Cultura, Cidade e Cidadania

Eixo 3 - Cultura e Desenvolvimento Sustentável

Eixo 4 - Cultura e Economia Criativa

Eixo 5 - Gestão e Institucionalidade da Cultura

Nos grupos dos eixos houve uma palestra de abertura com um convidado. No que eu estive presente, eixo de Cultura, Cidade e Cidadania, a convidada era Profa.Dra. Maria Célia Santos(Bahia), fez uma fala abordando os seguintes aspectos:

- Primeiro fez refleções sobre como olhar o Museu e a sua relação com a cidade? O Museu e sua relação com a cidadania? Com o sujeito social?

- falou da responsabilidade na construção da cidade, incluindo as ações que vem sendo realizadas dentro do Museu.

- deu ênfase a ação de coragem que é necessária para qualificar as nossas práticas (dentros dos Museus) identificando-as como práticas relacionadas ao patrimônio cultural, então destacou a pesquisa como uma ação importante da preservação.

- enfatizou a pesquisa e a preservação na relação de apropriação do bem cultural, então disse: "se há pesquisa incluindo o sujeito, se há preservação com ajuda da comunidade...haverá um tipo de comunicação compartilhada, construída e reconstruída na troca com o outro."

- a partir deste pensamento destacou que o Museu poderá ter um acervo INSTITUCIONAL e um acervo OPERACIONAL. O acervo institucional que agrupa objetos e coleções... e o acervo operaciona que agrupa um conjunto de patrimônio cultural da região onde se insere o Museu.

Após a fala, houveram apresentações de demandas, dificuldades de cada Museu, propostas diversas. Neste grupo que participei foram escolhidos três relatores para realiazar as anotações e propor as sinteses ao grupo. Foram então debatidas e votadas as três propostas que deveriam disputar na assembléia.

Assim, assembléia geral, novamente os delegados votaram as propostas, apresentando nova redação nos textos, ora com supreção, ora com agrupamento de idéias. A defesa das propostas deveria ter como referência o eixo que estava em questão.

As 5 propostas votadas de cada eixo estão em anexo, consultem. Nesta assembléia também foram apresentadas moções, entre elas apresentei a Moção que levei do Fórum Social Mundial, que requeria o seguinte: Ao Conselho Nacional de Políticas Culturais - CNPC - solicitar uma represetanção, um assento para a educação (representando os seguimentos da arte-educação/ educação com o patrimônio/educação em museus/agenciamento cultural). O CNPC atualmente reune 19 linguagem da cultura, incluindo arts visuais, teatro, etc, mas não há representantes da arte-educação, por exemplo.

Concluída essa etapa, passou-se as reuniões pelas Regiões quando então foram apresentadas as candidaturas dos delegados e votados dois delegados por região.

Da região Sul eu, Alice Bemvenuti (RS) e Elisabete Tamanini (SC) fomos eleitas para representar o Setor de Museus e Memória na II Conferência Nacional de Cultura. A lista de todos os 10, disponibilizei em anexo, confiram.

Também foram apresentadas candidaturas para a lista tríplice para o cargo de representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Políticas Publicas - CNPC.

Em assembléia final foram divulgados os 10 delegados eleitos e os 3 nomes mais votados para a lista triplice - coloquei uma foto com todos os eleitos, em anexo.

Bem, aproveito para acrescentar também as seguinte fotos:

- a mesa da assembléia: com Mário Chagas, Nascimento e Éneida - todos do IBRAM.

- momento de votação em plenária.

- todos os delelgados que irão para a II Conferência.

- eu e a Elisabete, delegadas da Região Sul.

A próxima etapa agora é na II Conferência Nacional de Cultura será realizada de 11 a 14 de março em Brasilia.

Bem, para quem quiser perguntar mais, conversar, trocar idéias, fico a disposição.

Abçs.
Alice
__________________________________________

Alice Bemvenuti
arte-educadora, pesquisadora e artista plástica
Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte - UFRGS
Diretora de Patrimônio Cultural e Museu do Trem - São Leopoldo





Nenhum comentário: