domingo, 11 de abril de 2010

ESCOLA INDÍGENA PARA 'NÃO' ÍNDIOS - Gravatal-SC


Uma escola indígena para os não índios, em Gravatal.

Gravatal sediará a primeira Escola Indígena Guarani para “não índios”. A ideia foi apresentada pelo Secretário Municipal de Educação Ademir Milo Motta da Silva que enfatizou quatro importantes pontos, tais como:
1) Trata-se de uma escola onde os professores serão indígenas Guarani e nós, “os não índios”, aprenderemos algo sobre a cultura, organização social, filosofia e espiritualidade indígena;
2) Estaremos praticando a inclusão social e criando um canal de comunicação harmoniosa étnico-racial;
3) Os índios terão geração de renda, com dignidade, prestando um serviço educacional para nossas crianças e jovens.
4) Esta será uma forma criativa de incluir o ensino sobre a história indígena nas nossas escolas.

A primeira etapa do projeto já está concluída, ou seja, um grupo de 9 índios construiu em 10 dias, uma casa de 70 metros quadrados, que será utilizada como sala de aula. A casa está organizada dentro da concepção arquitetônica dos Guarani. As aulas serão ministradas pelos indígenas, com agendamento prévio que deverá atender ao longo de 04 anos mais de 6.000 estudantes, entre crianças e jovens, das escolas e universidades da Região Sul de SC.
No dia 22 de abril, estiveram reunidos em Gravatal o Secretário Milo, o Técnico da Funai Orivaldo Nunes Junior, o líder indígena Leonardo Werá Tupã (Coordenador da Comissão Catarinense Guarani Nhemongueta) e o músico Marcio Karay (coordenador do Coral Tape Mirin da Aldeia de Morro dos Cavalos). Nesta reunião foi definido um plano de ação e articulação interinstitucional para fortalecimento do projeto e definição dos papéis de cada um dos parceiros. A inauguração da escola está prevista para o dia 13 de abril com a presença de indígenas, educadores, líderes políticos, meios de comunicação e a primeira turma de estudantes que receberá ensinamentos dos Guarani.

Nenhum comentário: