André Rigatti
Exposição temporária
23 de junho de 2010
18h: Encontro com a artista19h: Abertura da exposição
André Rigatti, sem titulo, serigrafia sobre lã, 40x50cm, 2009.
Projeto Obra em Perspectiva com Ana Paula Cavalcanti Simioni23 de junho de 2010 O Museu Victor Meirelles promoverá no dia 23 de junho, às 19 horas, a abertura da segunda mostra individual selecionada através do Edital de Exposições Temporárias 2010, com o artista André Rigatti, que apresentará seus trabalhos no campo da gravura contemporânea, com serigrafias impressas sobre lã.
No texto crítico redigido especialmente para a exposição, Fernando Lindote destaca: “A estratégia desses trabalhos parece buscar, seja pelo tamanho ou discrição das formas e das cores, aproximar nosso olhar para um campo de intimidade. Mas pode existir aí um cálculo: e onde se espera a maciez do tecido, pode estar a superfície crua da pintura”.
No mesmo dia, a exposição de longa duração “Construção”, com curadoria de Paulo Reis, receberá a 17ª edição do projeto Obra em Perspectiva, com o texto de Ana Paula Cavalcanti Simioni, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP). O texto aborda a obra Estudo para Passagem de Humaitá (circa 1868/1870): “Estudo para Passagem de Humaitá assinala um certo pessimismo do artista diante do fato a ser retratado. Se a encomenda clamava por atos de bravura e heroísmo, sua resposta recalcitrava. O episódio fixado é simbolicamente um marco de conquista brasileiro, todavia, quase nada há a celebrar: a guerra torna a todos um pouco vítimas”.O texto de Ana Paula pode ser acessado aqui:
Sobre o artista:André Rigatti é bacharel em artes visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná (2005). Frequentou o curso de especialização em história da arte moderna e contemporânea pela EMBAP, Curitiba (2006). Professor colaborador da Faculdade de Artes do Paraná nas disciplinas de Gravura e Desenho. Exposições Individuais: Casa Andrade Muricy, Curitiba (2009/2010), Sobre – Museu da Gravura, Centro Cultural Solar do Barão – Fundação Cultural de Curitiba (2008/2009), Museu de Arte Contemporânea do Paraná, sala Theodoro De Bona, Curitiba (2008), Inserções Ambientais / Integração do Objeto ao Espaço, bolsa produção para artes visuais, Individual no Memorial de Curitiba, Salão Brasil, Fundação Cultural de Curitiba (2007), Vôo, Galeria Adalice Araújo, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba (2006), Desenhos, Memorial de Curitiba, Salão Paraná, Fundação Cultural de Curitiba (2006), Desenhos, Goethe Institut, Curitiba (2006), Instalação, Museu Histórico de Campo Largo (2006)
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário