terça-feira, 15 de junho de 2010

ESPAÇOS COMPARTILHADOS - Galeria Gestual

A Gestual vem trabalhando há dois anos com ações simultâneas em três espaços da Galeria: a sala de exposições (que lança em uma mostra maior a produção recente dos artistas), a sala Inverso (para projetos menores) e o Acesso, que abriga intervenções.

Como um desdobramento desta forma, a Gestual será ocupada nos próximos meses pelos artistas Gerson Reichert, Guilheme Dable e Tulio Pinto, que se revezarão nos três espaços, em um projeto por eles denominado Espaços Compartilhados. De 15 de maio a 05 de junho Tulio Pinto ocupará a sala de exposições, Guilherme Dable a Inverso e Gerson Reicher o Acesso.

De 12 de junho a 03 de julho será a vez de Gerson ocupar a sala de exposições, Túlio a Inverso e Guilherme o Acesso. De 10 a 31 de julho, Guilherme ocupará a sala de exposições, Gerson a Inverso e Túlio o Acesso. Toda movimentação de revezamento entre os três artistas e os espaços da galeria nesse espaço de tempo será acompanhada pela jornalista e crítica de arte Paula Ramos. A idéia é que o material que resultar dessa experiência seja compilado em uma publicação com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2010.

Na primeira etapa do projeto, Tulio mostrará na sala de exposições Procedimentos Materiais I, onde fará uso de três materiais - pedra, areia e vidro - para criar duas relações de diálogos entre estes materiais e o espaço da Galeria.

Em Situação de Canto, um cubo de granito negro (20 x 20 cm) é colocado no encontro de duas paredes a uma altura aproximada de 150 cm do piso, sustentado por uma lâmina de vidro que percorre a diagonal de sua face inferior e pela posição que ocupa no espaço. Situação de Encontro coloca uma lâmina de vidro de 100 x 100 cm em posição vertical, mantida por um paralelepípedo constituído de areia. Esse geométrico é seccionado e dividido pelo plano constituído pela lâmina de vidro. Desta forma sua face superior é composta por dois planos distintos - um horizontal e outro inclinado.

Guilherme Dable, na sala Inverso, apresenta Dos Ombros Dos Gigantes. Partindo das anotações que faz em seus livros, sublinhados, Guilherme transfere esses trechos como desenhos para um suporte translúcido, que pede a participação ativa do espectador: a ele é proposto que leve um livro seu, para colocar o trabalho na página indicada, sobrepondo assim o desenho gerado pelo texto que o artista selecionou, revelando um novo texto.

Além do conjunto de páginas avulsas, à disposição do público para manuseio, um livro-objeto de papel vegetal, encadernado pelo artista, que mede vinte metros quando aberto, também estará em exposição. Gerson Reichert mostrará no Acesso Inside - Pintura Interior, pinturas onde ele busca intensificar a relação dos materiais com o suporte, ao serem apresentadas sobre poliéster em caixas de backlight. O artista constrói imagens a partir da transparência própria do material, explorando a migração da pintura a óleo através do suporte.

O efeito da luz interior do backlight evidencia novos elementos na construção de uma imagem que remete à idéia de espaço interior.

Nenhum comentário: