quinta-feira, 1 de julho de 2010

Grupo de risco - Exposição Coletiva de Artes Visuais


Será inaugurada no dia 1º de julho de 2010, às 19h, na Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro, a exposição coletiva do Grupo de Risco. O grupo formado em 1998 pelos artistas recém saídos do Instituto de Artes da UFRGS: Betina Frichmann, Hô Monteiro, Nelson Machado e Nelson Rosa; agora com Humberto Dutra, apresentam suas produções recentes.
Sobre o grupo, Teresa Poester diz que “se antes o nome do grupo se justificava por trazer evidenciado o desenho como elo entre os artistas, agora o risco é outro. E o risco é maior, já que cada integrante do grupo tomou um rumo diferente. Nelson Rosa continua compondo como um pintor, utilizando-se agora de recortes das revistas e de colagens das agendas que confecciona e coleciona compulsivamente. É um trabalho ligado à cultura de massa e a uma temática urbana. Também num universo urbano, Nelson Machado, como fotógrafo que vem da pintura, se interessa pelo limite entre essas linguagens: manchas nos muros, sujeiras, marcas pictóricas da cidade captadas por um olhar de pintor. Betina Frichmann, assim como Nelson Rosa, coleciona fotos, desenhos e escritos, compondo uma caligrafia intimista, um mosaico feito de lembranças delicadas. Já Hô Monteiro flerta com o passado através da História da Arte: imagens das cidades da Itália que o fascinam. Seu trabalho é uma ode a um lugar e a uma época idealizados. O tratamento parece unir tema e técnica através de um anacronismo intencional. As pinturas de figura humana de Hô conversam com as siluetas dos desenhos a pastel de Humberto Dutra que nascem de um tratamento intenso na cor e na forma. Processo que Humberto vem gradativamente depurando até seus últimos auto-retratos, figuras simplificadas que se tornam vultos, sombras silenciosas.”
Trabalhando com diferentes linguagens e suportes como desenhos, pinturas, colagens e fotografias os artistas evidenciam uma melancolia assentada sobre a experiência de que momentos únicos são caracterizados pelo transitório e pelo efêmero.
Assim, as cartas de Betina Frichmann, os auto-retratos de Humberto Dutra, as paisagens e figuras de Hô Monteiro, os recortes de Nelson Rosa e os muros de Nelson Machado apelam para arte tentando exprimir uma definitiva permanência.
A mostra ficará aberta até 25 de julho de 2010, podendo ser visitada de terças a domingos, das 9h às 21h.

Abertura: 1º de julho de 2010, às 19h.
Período: de 2 a 25 de julho de 2010.
Onde: Galeria Iberê Camargo da Usina do Gasômetro.
Endereço: Av. Presidente João Goulart, 551 térreo da Usina do Gasômetro.
Visitação: de terças-feiras a domingos, das 9h às 21h.


Nenhum comentário: