quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MNEMONIA


MNEMONIA

Exposição de fotografias de Alex Sevilla

O artista equatoriano Alex Sevilla inaugura MNEMONIA, sua primeira exposição individual de fotografia, no dia 14 de outubro, na Galeria Xico Stockinger da Casa de Cultura Mário Quintana, com realização do Consulado Equatoriano e produção da Babilônica Arte e Cultura

A mostra individual do artista revela imagens como se fossem um registro da memória, enquadramentos da vida feitos do jeito antigo, ainda em filme fotográfico, desenhadas com a luz marcando o filme, sem respeitar o tempo, o lugar, misturam-se descontroladamente. O título Mnemonia sugere uma doença da memória onde as lembranças não são perfeitas, estão fora de ordem, mas concomitantes, como uma pneumonia do cérebro, um congestionamento da memória.

A exposição conta com 90 metros de fotografias dispostas em linhas horizontais. As imagens desta mostra surgiram ao reaproveitar o filme várias vezes durante os anos, desde 1997. Um mesmo filme recebe várias camadas de imagens e é considerada uma só fotografia de começo a fim. O processo é analógico.

Sobre o trabalho de Alex, a crítica de arte Ana Zavadil comenta:
“A linha fotográfica ininterrupta nos propõe uma investigação detalhada sobre o seu conteúdo. O estranhamento causado pelas imagens provoca o nosso imaginário, pois elas não se oferecem facilmente. O olhar precisa perder-se na distância e adentrar nas camadas de tempo sobrepostas para absorvê-las em sua totalidade. Alex Sevilla sugere a visão sequencial para desvelar os segredos das imagens - já que as fotografias contam histórias sobre elas, dentro delas e com elas.”

Alex Sevilla é formado em publicidade pela UFRGS e se decica a arte e a fotografia desde 1992 onde cursou do clube de foto da Aliança Francesa e no Instituto Metropolitano de Diseño ambos em Quito no Equador e no Núcleo de Foto da Faculdade de Comunicação – UFRGS, em Porto Alegre. Participou de alguns projetos artísticos coletivos como: as 7 maravilhas Gaúchas (2008), Projeto Maio (2001), Parasitas – intervenção não autorizada na II Bienal de Artes Visuais do Mercosul (1999). Participou de exposições coletivas em Porto Alegre (Brasil), Quito (Equador), Lima (Peru) e Leipzig (Alemanha). Tem sua obra publicada no catálogo de artes - Who's Who in Visual Art - 100 Fine Art Photographers. Art Domain Whois Verlag – Alemanha edição 2010 e 2011.


Abertura: 14 de outubro de 2010, às 19h
Visitação: de 15 de outubro a 21 de novembro de 2010
de segundas a sextas, das 9h às 21h. Sábado, domingos e feriados, das 12h às 21h.
Local: Galeria Xico Stockinger – Casa de Cultura Mário Quintana
R. dos Andradas, 736 – 6° andar – Centro Histórico
Porto Alegre, RS – (51) 3221.7147

Nenhum comentário: