terça-feira, 15 de março de 2011

O mundo é cor-de-rosa

Posted: 12 Mar 2011 05:11 AM PST
Raquel Medeiros

Ontem fui na abertura do Museu Encantando da Barbie, com visita guiada por Carlos Keffer, o colecionador das 400 Barbies expostas. O museu criado dentro do Iguatemi é um lugar mágico e ouvir Carlos contando sobre seu fascínio pela boneca é encantador. Ele conta detalhes sobre sua coleção com uma paixão que emociona. Logo pensei: que bom, ele não é criança e, assim como eu, ama a Barbie. Falo isso porque vibrei com o convite para a visita guiada e muita gente disse que era coisa de criança, que eu não tinha mais idade, enfim, gente que não se dá liberdade de sonhar. Para as crianças, Barbie é apenas uma boneca, mas para as mulheres de 20 a 70 anos que vi vibrando por cada nicho que o colecionador apresentava, é muito mais do que isso: é um ícone que reflete todas as mudanças pelas quais as mulheres passaram nos últimos 50 anos, retrando as mudanças nos padrões de beleza, as tendências da moda e no comportamento.
Abaixo coloquei algumas fotos, mas clicando aqui você vê o álbum inteiro, com mais de 100 fotos.


Carlos iniciando a visita com o painel de princesas e rainhas.

Barbie inspirada em Cleópatra. Foi o primeiro modelo com perucas.

Barbie versão lingerie, considerada ousada para a época.

Elizabeth Taylor noiva.

O clássico New Look de Dior.

My Fair Lady, a primeira Barbie da coleção e uma das minhas preferidas.

Cher. Perfeita.

Amo Elvis. Queria casar com ele quando era pequena.

Pássaros. Amei.

Black is beautiful.Só posso dizer que meu mundo ficou de uma hora para a outra cor-de-rosa. E quando acabei de fazer as fotos, fiquei com vontade de ir a uma loja de brinquedos e comprar uma Barbie. Nessa hora a assessora de imprensa do Iguatemi surgiu com uma sacola linda com um caderno e uma caixa com Barbie e Ken com o mesmo modelito do dia em que se encontraram (veja foto acima), só que atualizado. Eles tinham se divorciado em 2004, mas como diz na caixa dos bonecos, ELES VOLTARAM!

Notem que os bonecos estão vestidos com modelos atualizados das roupas do primeiro exemplar de Barbie (1959) e Ken (1961) no primeiro encontro:


Detalhe: ela olha para o lado para demonstrar recato e a pele de vinil foi ficando mais clara com o tempo. O Ken era bem magrinho, como os homens da época.Nunca tive um Ken, minhas Barbies sempre foram solteiras. Mas agora tenho uma Barbie nova e um Ken, lindos. Ah, esqueci de dizer que hoje é o aniversário dele.

Para quem gosta de moda, beleza, cinema, música e história, o Museu Encantado da Barbie é um prato cheio. Mas vá sozinha para dar tempo de caminhar pelo carpete pink  e olhar com calma cada boneca. O museu fica na Praça Erico Verissimo do Iguatemi até dia 3 de abril e a entrada é franca. Para quem não é de Porto Alegre, sinto dizer que o Museu Encantado da Barbie não irá para outro lugar do Brasil. Sorry…

Nenhum comentário: