terça-feira, 13 de dezembro de 2011

RE-EXPOSIÇÃO.............................Porto Alegre



Repetição leva ao novo em exposição de arte
A mostra “RE –por, –tornar, –inovar”  tenta extrair do mesmo o diferente, materializando os modos de repetir na arte contemporânea. Ela é composta por obras de cinco artistas gaúchos, Alexandra Eckert, Letícia Lampert, Natália Gomes, Nico Giuliano e Rafa Éis, unidos pelo processo artístico da repetição. A temática, sintetizada no prefixo RE, inova e REinova. A exposição vai ser inaugurada no dia 15 de dezembro, às 19h, no Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) (Rua Riachuelo, 1031, Centro, Porto Alegre).  
Letícia Lampert, a partir de recortes fotográficos de fachadas de construções, estabelece arquiteturas impossíveis. Os módulos são utilizados para constituir uma unidade incompatível. Natália Gomes também parte de fragmentos de edificações para intensificar o caráter serial dessas estruturas, porém ao olhar atento revelam-se pequenas inserções de diferença.
A necessidade de retornar a viver após as múltiplas falências subjetivas do ser é o recomeçar, que inclui sempre o risco para outra queda. Essas mortes interiores são certificadas pelos obituários da série “Óbito/ Diário” de Rafa Éis. Os processos desse gênero levam a medicamentos de outro tipo, como os corações da série “Vide-bula” de Alexandra Eckert. Visualmente, as caixas replicam o universo dos remédios vendidos nas farmácias, porém extrapolam a noção de produto de consumo. Em Nico Giuliano, assim como no trabalho de Alexandra, a ação de por e repor está presente, ao colocar uma após a outra, figuras com as mãos para cima. A multidão que clama reunida faz da quantidade a sua força.
A curadoria da mostra foi realizada por alunos da cadeira de Laboratório de Pesquisa em História, Teoria e Crítica de Arte do Instituto de Artes da UFRGS, ministrada pela professora Icleia Borsa Cattani. 
Serviço
Exposição: RE –por, –tornar, –inovar
Curadoria: Maria de Lourdes Reis, Paola Fabres, Talitha Motter, Vivian Andretta e Zelaine Ponty.
Abertura: 15 de dezembro, às 19h.
Período: 16 de dezembro  a 10 de janeiro de 2012, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Rua Riachuelo, 1031, Centro, Porto Alegre.

Nenhum comentário: