quarta-feira, 16 de março de 2011

Mostra"Imagens Históricas da Itália Unida".

O Consulado Geral da Itália de Porto Alegre promove a
Mostra“Imagens Históricas da Itália Unida”para
celebrar os 150 anos da Unificação da
Península Italiana.



A Mostra inédita, que estará aberta ao público de 17 de março às 19h até 10 de abril, na Usina do Gasômetro é composta de ilustrações, documentos e fotos históricas. São imagens cedidas pelo Museu Histórico da Fotografia da Província de Lodi, outros museus, colecionadores, e pelo reconhecido pesquisador lodigiano Silvano Bescapè com Curadoria da artista Adriana Donato.
“Imagens Históricas da Itália Unida” é o título da mostra comemorativa aos 150 anos da Unificação da Itália, promovida pelo Consulado Geral da Itália em Porto Alegre. A exposição reúne ilustrações, documentos e fotos históricas cedidas pelo Museu Histórico da Fotografia da Província de Lodi (Lombardia), além de outras instituições e colecionadores.
A exposição busca prestar uma homenagem aos artífices da unificação italiana, como Giuseppe e Anita Garibaldi, Mazzini e Cavour. São imagens da segunda metade do século XIX, feitas por fotógrafos cuja identidade muitas vezes se perdeu, mas que provavelmente estavam entre os patriotas e combatentes.
Está prevista também uma teleconferência entre as autoridades de Porto Alegre e da cidade e da Província de Lodi, para comemorar os 150 anos da Unificação.


Nenhum comentário: