sábado, 5 de novembro de 2011

CONHECIMENTO É PODER .........expo.................MAC Porto Alegre



“CONHECIMENTO É PODER”
Auguste Conte (Paris, 1798-1857)
140 ANOS DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CURADORIA de Morgana Marcon │Diretora da Biblioteca Pública do Estado RS

Será inaugurada no dia 04 de novembro às 11h e poderá ser visitada até o dia 04 de dezembro de 2011, no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Espaço Vasco Prado, no 6° andar da Casa de Cultura Mario Quintana, a exposição em homenagem aos 140 anos da Biblioteca Pública do Estado ― “CONHECIMENTO É PODER”.
A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE-RS) foi criada em 1871. A ideia de preservar e agrupar um conjunto precioso de obras clássicas do Estado foi a pedra fundamental da instituição. Com o tempo, a BPE-RS tornou-se um memorial da cultura e da história riograndense, com significativos documentos.
O prédio na Rua Riachuelo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado e, enquanto se encontra em restauro arquitetônico, a Biblioteca mantem seu atendimento ao público na Casa de Cultura Mario Quintana onde é visitada diariamente por milhares de estudantes, pesquisadores, turistas e comunidade em geral.
A casa do poeta Mario Quintana que ganhou, temporariamente, uma grande biblioteca e novos leitores, recebe, assim como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, uma exposição em homenagem a este templo do conhecimento.
Além da linha de tempo com textos, livros e objetos que contam a história da instituição, foram convidados os artistas visuais Alexandra Eckert, Denis Nicola, Frantz, Lorena Steiner, Silvia Giordani e Rosane Morais que têm o livro e a palavra como objeto da sua pesquisa visual.
O evento tem apoio da Câmara Riograndense do Livro e do Santander Cultural, onde será realizada, no primeiro final de semana da 57ª Feira do Livro, no sábado dia 29 de outubro às 18h (Sala Oeste) o painel sobre a história da Biblioteca Pública e mostra da obra de restauro comemorativa ao aniversário de 140 anos, com a participação dos arquitetos Edgar Bittencourt da Luz e Maria Lúcia Duarte Fuentefria, o artista Frantz, a diretora da BPE Morgana Marcon e a professora da UFRGS e jornalista Paula Ramos.



SERVIÇO:
O QUE: “CONHECIMENTO É PODER” ― Exposição em homenagem aos 140 anos da Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul.
QUANDO: de 04 de novembro a 4 de dezembro de 2011.
ONDE: Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul
Espaço Vasco Prado, 6° andar da Casa de Cultura Mario Quintana.
Obs.: PAINEL: História da Biblioteca Pública e mostra da obra de restauro comemorativa ao aniversário de 140 anos, sábado dia 29 de outubro de 2011 às 18h na Sala Oeste do Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 ― Bairro Centro Histórico/Porto Alegre-RS)
Painelistas: arquitetos Edgar Bittencourt da Luz e Maria Lúcia Duarte Fuentefria, o artista Frantz, a diretora da BPE Morgana Marcon e a professora da UFRGS e jornalista Paula Ramos.
QUANTO: Entrada franca para todos os eventos.
Informações para contato:
www.macrs.blogspot.com / www.facebook.com/contemporanears
Telefone: (51) 3221 5900

Crédito das Fotos: MACRS/Divulgação


Para saber mais sobre “CONHECIMENTO É PODER”:
A Biblioteca Pública é um lugar fascinante… de início, com toda sua suntuosidade até assusta quem por ali passa. Em alguns, desperta curiosidade, em outros, receio.
Em sua fachada, bustos contemplam a cidade e nos trazem à memória o registro de diversas áreas do conhecimento e os precursores de cada uma delas.
Suas paredes contam histórias de épocas passadas, de personalidades ilustres da política, da literatura, religião, da ciência e trazem ao nosso olhar a beleza da arte de diversos períodos.
Nas prateleiras, o cheiro dos livros nos convida a entrar em um mundo de poesia, aventura, romance e sabedoria. Não há quem resista á vontade de pegar um livro da prateleira, levar para mesa e ler, sob a luz de lustres antigos e de painéis murais imponentes e intrigantes, saborear a leitura nesse ambiente mágico, que faz nosso pensamento voar muito longe...
A Biblioteca é de todos, é o espaço mais democrático de acesso à leitura e à informação. É nela que encontramos a nós mesmos e ao outro, que descobrimos o mundo ao nosso redor, que crescemos como indivíduos e aprendemos a ser parte da coletividade. Na biblioteca também ampliamos nosso conhecimento, para sabermos argumentar e questionar, tornando-nos cidadãos conscientes de nossos direitos e deveres na sociedade.

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul vêm cumprindo seu papel de propiciar o acesso á informação e à formação do cidadão, e promover o acesso à cultura e o fortalecimento da identidade cultural de nosso Estado. Muito ainda há por fazer, mas com a dedicação da equipe e o apoio governamental e da sociedade, chegaremos muito longe ainda... pois há 140 anos aqui circula o espírito do mundo...

Morgana Marcon
Diretora da BPE-RS

Uma das melhores lembranças de minha adolescência é daquele ambiente luxuoso, imerso em silêncio, que me levava todos os dias à Biblioteca Pública. Ali desfrutava horas perdidas. Eu estudava no Anchieta da Duque, de modo que tudo ficava mais fácil. Lembro que o primeiro romance que li foi na Biblioteca Pública. “Os Maias”, de Eça de Queirós. Nem os meus sonhos mais irreais me levaram a pensar, que, um dia, eu tivesse outro tipo de relação com a “Pública”. E isso é um prêmio para meus sessenta e seis anos. O Governo do Estado, em seu propósito de levar a cultura a todos, tem dedicado uma atenção especialíssima a todas as instituições que lhe são afetas. E a nossa centenária Biblioteca está entre elas. Ainda há muito a ser feito. E o faremos. E espero que, logo, eu mesmo possa deliciar-me com aquele silêncio, com aquele luxo. E não só eu, mas toda a população do nosso Rio Grande, que bem o merece.


Luiz Antonio de Assis Brasil

Secretario de Estado da Cultura

Nenhum comentário: