sexta-feira, 28 de junho de 2013

CONVITE: A MEDIDA DO GESTO - UM PANORAMA DO ACERVO MACRS

Arte SESC e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul promovem itinerância da exposição
“A Medida do Gesto”.


Mostra itinerante chegará a Pelotas, no dia 27/6,
e na sequência seguirá para Bagé e Passo Fundo.


Foi com o objetivo de fundamentar e discutir, em termos teóricos e práticos, a atuação do profissional em artes visuais, que surgiu a exposição “A Medida do Gesto – Um panorama do acervo do MACRS”. Depois de ter sido conferida na Capital, Porto Alegre, ainda em 2013 a mostra chegará a Pelotas, Bagé e Passo Fundo, numa realização conjunta do Arte SESC – Cultura por toda parte e Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS). A itinerância é resultante da parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Sistema Fecomércio-RS/ SESC.


Às 19h do dia 27 de junho de 2013, acontece a abertura da exposição “A Medida do Gesto”, no Casarão 6, patrimônio cultural recentemente restaurado, em Pelotas. A mostra ficará aberta à visitação, até o dia 21 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, e nos finais de semana (06, 07, 17 e 18), no mesmo horário, com entrada franca. Para o dia 28 de junho, está programada uma palestra com a curadora da exposição, Ana Maria Albani de Carvalho, às 9h. Já no dia 5 de julho, das 14h às 17h, acontecerá a Oficina de Arte Educação, ministrada pela curadora pedagógica do projeto, Alice Bemvenuti.

Depois de Pelotas, a exposição seguirá para Bagé, onde poderá ser visitada de 28 de agosto a 29 de setembro, e na sequência irá para Passo Fundo, permanecendo de 13 de novembro a 15 de dezembro. Confira, abaixo, a programação completa.

Sobre a exposição “A Medida do Gesto” é um projeto de pesquisa e difusão tendo o acervo do Museu como foco de trabalho. Primeiro no nível universitário, já que os estudantes Carlos Eduardo Gallon, Fernanda Castilhos, Laura Miguel, Leila Coffy, Luise Malmaceda, Luiza Mendonça, Mariana Patrício e Vânia Riger, do Laboratório de Museografia do Instituto de Artes (IA/UFRGS), coordenados pela professora Ana Maria Albani de Carvalho,  acompanharam todos os passos para ver como se faz uma exposição. Na segunda etapa, de itinerância, o objetivo é reunir professores de artes das redes de ensino para discutir em centros regionais o que é uma exposição de arte, desde a curadoria, a pesquisa de acervo, convites e divulgação, bem como apresentar o primeiro projeto de ação educativa do acervo do Museu, sob coordenação da mestre em história, teoria e crítica de arte Alice Bemvenuti, para a rede pública de ensino e o público em geral.



Serviço:

Exposição “A Medida do Gesto – Um Panorama do Acervo MACRS”

PELOTAS

Abertura: 27 de junho de 2013 das 19h às 21h.


Visitação: até 21 de agosto de 2013.
Horário de visitação: Segunda-feira à sexta-feira das 12h30 às 18h30.
                              Sábado e domingo (06 e 07/07) das 12h30 às 18h30.
                              Sábado e domingo (17 e 18/08) das 12h30 às 18h30.
Local: Casarão 6 (Praça Coronel Pedro Osório, 6).

Atividades educativas:

Palestra "Sobre a Medida do Gesto: Curadoria e Museografia" com a curadora da exposição Ana Maria Albani de Carvalho.
Data: 28 de junho de 2013.
Horário: Das 9h às 12h.

Oficina de arte educação "Aprendizagens possíveis na arte contemporânea" com a curadora pedagógica do projeto de itinerância Alice Bemvenuti.
Data: 05 de julho de 2013.
Horário: Das 14h às 17h.
BAGÉ

Data: 28 de agosto a 29 de setembro de 2013.
Local: Espaço Cultural Da Maya (Rua General Osório, 572).

PASSO FUNDO

Data: 13 de novembro a 15 de dezembro de 2013.
Local: Museu de Artes Visuais Ruth Schneider - UPF.

Nenhum comentário: